terça-feira, 16 de dezembro de 2008

E o diploma, serve pra que mesmo?

Como você, leitor do Jornalesmas, deve lembrar minha função aqui sempre foi meter o pau no Curso de Comunicação da UFRR, e de seu Departamento tão lêsmico quanto as atualizações deste nosso blog.

Eu me formei. Logo, não vou mais precisar conviver com a lentidão do sistema. Masss, não poderia deixar de dividir com vocês a última merdinha que pude vivenciar na UFRR.

Sexta, 12 de dezembro, meu telefone toca:

- Alô, Bruna?
- Eu mesma.
- Bruna, aqui é a Fulana. Você vai se formar né?
- Vou sim. Por que?
- Não, é que eu sou estudante de economia, estamos numa reunião aqui na UFRR, e a nossa colação será dia 22.
- Pô, legal! eeee??
- inclusive vocês de comunicação também vão colar grau nesse mesmo dia!
- Perai! Como assim? A defesa da monografia foi há uma semana! O departamento nos informou que a colação seria em março!
- É, só que o curso de Comunicação, Economia e Ciências Sociais perdem o reconhecimento do MEC dia 23, aí a gente precisa colar grau pra não haver prejuízo! Temos que nos reunir, escolher os representantes, orador.. e essas coisas de Colação.
- Tá falando sério? por que ninguém avisou nada pra gente?
- Bruna, até onde eu sei, o chefe do departamento de comunicação NÃO PARTICIPOU DA REUNIÃO organizada pelo DERCA para avisar sobre o prazo da portaria, e para providenciar o adiantamento da colação.
- Claro, tinha que ser...

Bem, amigos, então é o seguinte: eu vou colar grau semana que vem. Não tenho beca, fotógrafo, ânimo... são apenas seis formandos de comunicação, onde apenas eu e a Suelen temos tomado decisões para resolver a burocracia habitual.... Minha mãe não vai poder me assistir, meu orientador também não! Em plena segunda-feira. Logo, aquele porre que devo para mim mesma desde o meu 10 na monografia não vai rolar!

E é sempre assim.
Deveria ter me formado em agosto desse ano, mas o mesmo chefe de departamento, na época professor de uma disciplina da qual ele nao tinha o mínimo de domíno, resolveu fuder com a minha vida. E fudeu bonitinho!

E se dependesse do departamento, todos nós perderíamos a colação... E da mesma forma que os formandos de 2009, nosso diploma não teria validade nenhuma. E acreditem no palpite: o departamento do curso não se manifestará tão cedo em relação ao fato!

ao menos posso dizer, que no tempo que estudava na UFRR, o curso ainda prestava, mesmo isso sendo uma mentira danada.

ALUNOS, SE MOBILIZEM e garantam seus direitos, já! Ninguém pode pagar pela incompetência dos outros!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Que fiquem com a Raposa, eu quero é a galinha!


Está sacramentado. A esfera máxima do judiciário (STF) votou pela improcedência da ação que contestava a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol em área contínua. Até aí tudo bem. Não vou festejar e tampouco verterei lágrimas. Apesar do meu sobrenome de origem indígena (Potyguara), não tenho como galgar meu quinhão na dita região. Como também não planto arroz e acho que o preço do produto produzido lá está muito acima do que poderia ser, não lamentarei. Que fiquem com a Raposa, eu quero é a galinha!
Nem alegria e nem tristeza, mas frustração. Frustração por entender que os nobres ministros do STF enrolaram um bocado, para depois virem com esses discursos à la Fidel, cheio de Crtl+C's, Ctrl+V's de artigos da nossa ultrapassada Constituição Federal, para embasar seus votos.
Decorar a Constituição é mais fácil que sujar de poeira e barro os sapatos de legítimo couro italiano para conhecer a realidade da causa. Tais pessoas, jamais porão os pés em nosso querido Roraima. Eles não conhecem, na prática, o efeito de suas decisões.
E mesmo com oito votos favoráveis à demarcação contínua, mais um pedido de vistas foi feito. Ou seja, decisão definitiva que é bom, nada. Qual o motivo? Não me atreveria a dizer, mas como esse espaço é nosso mesmo, aí vai: - ESSES CARAS ESTÃO ENCHENDO O ** DE DINHEIRO DAS ONG'S ESTRANGEIRAS, FACHADAS DO INTERESSE DESSES PAÍSES.
Ou então me digam o motivo de mais um pedido de vistas? A mensagem é clara: - Olha, a gente quer mais dinheiro, senão simplesmente mudamos o voto na próxima sessão.
Mas eu gosto ainda mais da coerência das decisões tomadas pelos ditos ministros. Alguém aí lembra do caso do Banco Opportunity? Operação Satiagraha? Pois é, os ministros do Supremo baixaram duas sentenças contraditórias que desafiaram o meu humilde entendimento. Por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas teve seu pedido de Habeas corpus negado pela justiça de São Paulo, mas aceito pelos ministros do STF que derrubaram a decisão paulista. Outros dois intermediários confessos, que seguiram orientação dele para tentar subornar delegados envolvidos na operação Satiagraha continuaram presos. Dois pesos e duas medidas? Ou quem paga, ganha? Acho que eles têm uma linha de trabalho bem definida. Ou não?
Enfim, como escrevi no início, não simpatizo por nenhum dos reclamantes, nem índios, nem arrozeiros. Eu sou RORAIMA! E espero que a decisão final seja tomada logo. Do jeito que as coisas andam devagar por aqui, isso apenas nos atrasa ainda mais. E enquanto isso, somos obrigados a ver o descaso com verbas públicas no pagamento de diárias de centenas de agentes federais que estão aqui apenas coçando o saco, utilizando as famosas L-200 para dar um rolé nas baladas.
Continuamos esperando, STF. Índios, não-índios, trabalhadores. Que apostam em um Estado, que vossas excelências, só sobrevoam a caminho de Miami.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Um lesma e a defesa da monografia


É meus caros lesmas. Nesta sexta-feira (05), o lesma que vos escreve enfrenta o maior desafio acadêmico de sua história dentro UFRR: a tão temida defesa da Monografia. A Banca será um divisor de águas, o momento no qual saberei se continuarei sendo um lesma por opção ou por falta de diploma mesmo!

Pelo próprio nome, já se vê que não é um bicho de sete cabeças, mas também não é um tcc de fim de semestre. Acho que a melhor definição para tal, me foi dada pelo amigo Marden Pio: "Se monografia fosse boa não era mono, era estéreo!

Portanto, esses quase quatro meses de trabalho foram ásperos, mas recompensantes. A monografia é como um filho. Inicia em um tesão de idéia, mas é foda para terminar! Mas depois que nasce, você carrega consigo pelo resto da vida e é um orgulho só.

Bem... ainda tenho que terminar de editar o documentário que irei apresentar: É campeão! Será um aporte audiovisual para o trabalho escrito: É campeão - A Internet como ferramenta de informação e interação à serviço do esporte. Desejem-me sorte! Principalmente os lesmas que já passaram por essa etapa. É Aldenor, será que eu também entrarei para as estatísticas?

Juntamente comigo, as acadêmicas Suelen Melo e a lesma Bruna Dionísio também apresentam seus trabalhos, sobre pedofilia e blog. Para quem quiser conferir, as defesas iniciam a partir das 15 horas, na sala de Multimeios do Bloco I da UFRR. Então, até lá!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mostra de Cinema Universitário


Curtas criados por universitários da UFRR serão exibidos ao público durante os dias 26, 27 e 28 de novembro. É a primeira Mostra de Cinema Universitário que reunirá 15 filmes. Nesta primeira mostra, a idéia foi centralizar apenas a exibição da produção de estudantes e ex-alunos da UFRR, numa Mostra de Cinema inédita. O evento começa hoje às 19h.


A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Coordenadoria de Imprensa da UFRR, TV Universitária (TVE), professores do Curso de Comunicação Social e o Laboratório de Semiótica Fílmica tomaram a iniciativa de reunir e exibir curtas-metragens produzidos na UFRR.

Os curtas dos ex-acadêmicos foram divididos por temas e serão exibidos na noite desta quarta e durante a tarde e a noite dos dias seguintes, no auditório da UFRR. Nos intervalos serão exibidas as mesas redondas gravadas, nas quais professores da UFRR e jornalistas debatem o cinema na universidade.

A sétima arte é uma realidade que já faz parte do calendário dos acadêmicos de Comunicação Social da UFRR. Por semestre, em média quatro curtas são produzidos como trabalho de conclusão de curso. De acordo com o professor Rafael Oliveira, diretor do Departamento de Educação Continuada (DEC) este será o primeiro de vários outros eventos importantes na área do cinema realizados na UFRR. Outras informações pelo 3621.3116.

Filme

Direção

Sinopse

Em nome da terra

Maurício Zouein

Conta a trajetória da existência e desaparecimento de comunidades indígenas em Roraima

Os meninos sem dono

Janine Marques

Crianças em busca de uma família

Panela de barro

Luiza Oliveira

A história da produção da panela de barro macuxi

Restauração e resignificação da fé

Najla Paracat Santiago

A história da matriz Nossa Senhora do Carmo


Pioneirismo e monumentos

Thais Bolean

Levanta a questão da falta de um monumento aos índios de Roraima

Semiótica na terra de Macunaima

Priscila Gonçalves

A história da semiótica no estado até a criação de um núcleo de pesquisa

Entre I-Margens

Izonedia Wanderley

A história da ponte dos Macuxi

A estética do poder

Cynthia Karla

A trajetória do poder vista pelo deslocamento de sua sede no Forte São Joaquim a Praça do Centro Cívico

Romance

Adryano Joseph

Ficção – a primeira trilha sonora composta na UFRR

A semiótica do revestir

Bruno Willemon

O vestuário da travesti e sua identidade

A beleza do corpo

Arianne Nóbrega

A busca do corpo perfeito e o uso de anabolizantes por adolescentes

Selvagens

Hanna Gonçalves

A palavra selvagem na imprensa roraimense na década de 40 dos anos 1900

Valer a pena

Raphaela Queiroz

A história da vida pessoal e profissional do gari nas ruas de Boa Vista

Silêncio medo e dor

Cora Gonzalo

Violência e abuso sexual na fronteira de Roraima com Venezuela

Mídias e Grades

Aldenor Pimentel

A vida do reeducando na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo



texto retirado do site da UFRR

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Comprei o diploma!

Comprei o diploma

Eu confesso: paguei R$ 100,00 para ter meu diploma. Calma! Deixa eu me explicar.

É que pra tomar posse como jornalista da UFRR, eu precisava apresentar um comprovante de que tinha terminado a graduação. Isso em julho! Mas o diploma só ficaria pronto em setembro, data da colação de grau da minha turma (Jornalistas por formação).

Não teve outra: tive que desembolsar 100 pila de taxa pra antecipar a minha colação. Se esperasse até setembro, o canudo sairia de grátis, mas isso me custaria bem caro: a possibilidade de me tornar um servidor público de nível superior.

O engraçado é que o meu diploma só ficou pronto mesmo em setembro. Mas a Universidade aceitou uma certidão de conclusão de curso emitida pelo DERCA (antigo DEG). Mas também.... se não aceitassem um documento deles próprios, ... seria o cúmulo! No final, deu tudo certo!

Tomei posse e esperei até setembro para ver o meu diploma. Mas agora eu fico pensando: eu paguei R$ 100,00 por 0,06237 m2 de papel que podem não valer nada, dependendo da decisão dos nossos ministros do STF!

Quero pagar pra ver!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Até quando?


Até quando viveremos em um país onde arrastar criança no asfalto presa pelo cinto de segurança é um delito que deve ser tolerável, porque os responsáveis são menores de idade?
Até quando viveremos em um país onde esquartejar e queimar crianças é um crime, explicável e compreensível, por conta da mente doentia daqueles que as deveriam proteger e cuidar?
Até quando viveremos em um país onde seqüestrador vira ‘celebridade’ a ponto de conceder entrevistas pelo telefone para programas sensacionalistas e que a polícia se preocupa mais com a reação das organizações de proteção aos direitos humanos que com a própria vida humana?
Até quando vamos viver em um país onde uma criança é violentada, agredida e assassinada, e seu corpo, ocultado em uma bolsa de viagem é abandonado em uma rodo ferroviário?
Até quando vamos viver em um país onde a instância máxima da justiça, se preocupa mais com o direito sobre terras indígenas, pesquisas científicas e concessão de Habeas corpus para banqueiros corruptos?
Até quando vamos viver em um país onde seu Presidente, assim como a justiça, prefere fazer vista grossa sobre questões como maioridade penal e pena de morte?
Será que passar a mão na cabeça de nossos jovens tem sido a melhor solução para o problema da criminalidade? E o ECA? Seria muito lindo em um mundo de fábulas como Alice no País das Maravilhas – que não deve ser o Brasil, pois isso aqui está longe de ser uma maravilha – e o Mágico de OZ. Já passou da hora desse estatuto sofrer uma revisão, pois até hoje não cumpriu com sua verdadeira missão e só serviu para proteger a pior espécie de universitários do crime.
Até quando vamos viver em um país assim, senhor PRESIDENTE?
Redução da maioridade penal, SIM! Pena de Morte para crimes hediondos, SIM!
Senão, vou ter que rever todos os conceitos e a educação que tive nestes 27 anos de vida. Porque, sinceramente, senhor Presidente, hoje em dia está mais fácil ser bandido do que ser gente de bem.
E não é preciso ser nenhum jurista, para saber o porquê disso: É a certeza da impunidade! É saber que por mais que seja condenado, não vai passar mais que 30 anos recluso. Que 30 anos, que nada! A maioria acaba cumprindo um terço disso, no máximo.
Tanto se fala em reformas. Reforma tributária, reforma agrária... Mas a reforma que o Brasil realmente precisa é a REFORMA JUDICIÁRIA... da Constituição e do Código Penal brasileiro. É disso que realmente precisamos senhor Presidente.
Até quando teremos que viver em um país onde somos vítimas da violência e da criminalidade? Até quando teremos que conviver com o sentimento de impotência, diante da incompetência das três esferas do poder público?
Até quando?

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

POLITICA DE QUINTA

Versão especial de Primeiro Mundo.

Na última terça-feira, a maior potência das nações viveu "a Festa da Democracia" - termo brasileiro para as eleições em geral.

Barack Obama, com uma vantagem esmagadora de votos, foi eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Sua campanha baseou-se nas palavras "Mudança, Esperança, e Progresso", e seus discursos eram à favor do aborto, do Casamento Gay, da redução de impostos para trabalhadores de baixa renda e idosos, do aumento de impostos para os ricos, do fim na guerra no Iraque, da legalidade dos imigrantes ilegais, e do fim do Aquecimento Global.
Ou seja, Obama utilizou os principais problemas da classe operária de seu país, e os principais motivos da antipatia mundial pelos EUA, e fez uma excelente campanha que agradou gregos, troianos, franceses, italianos, brasileiros, africanos... e por aí vai. Melhor que isso, só se Obama tivesse adotado o sobrenome Smith (o mais comum nos EUA), e jogado todos seus diplomas no lixo - aquela famosa técnica de ser um político do povo, pelo povo, e para povo. Técnica essa que nós brasileiros conhecemos muito bem.

Tudo seria lindo, o mundo seria cor de rosa, e o Carnaval duraria o ano inteiro, se não fosse pelo fato de que o Estados Unidos têm mais de 300 milhões de habitantes, e influenciam diretamente a economia, o bem-estar, e consequentemente o viver do resto do mundo. A malemolência do candidato "gente como a gente" não deu certo no País do Futebol, que tem a metade do número de habitantes, e não tem como dependente um paísinho que seja, imagina com a capacidade de estrago multiplicada desse jeito.

Não, isso não é pessimismo, ou falta de esperança. É comparação com a realidade.
Não se administra "o mundo" de maneira tão permissiva, tão liberal, tão bondosa. Não é fazendo a vontade do povo que se reverte o quadro caótico da economia, dos conflitos étnicos, e da avançada degradação do meio ambiente.
Pelo contrário, se não existe pulso-firme, foco, experiência, conhecimento, e metodologia, o Presidente do Povo se torna apenas decepção.

Eu realmente espero estar errada, aguardo um futuro muito melhor, e desejo ao Presidente Eleito muita sorte e sabedoria.
Mas não sei não...
Eu acho que eu já ví esse filme antes...

"Nunca na história desse país..."

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dieguito, um técnico em pó-tencial.


O astro argentino Diego Maradona foi cotado recentemente como novo treinador da seleção argentina. O mesmo já teve algumas experiências em alguns clubes locais, como no ano de 1994, onde esteve à frente do Deportivo Mandiyú, conseguindo apenas uma vitória de um total de 12 jogos. Ainda no ano seguinte, foi treinador do Racing de Avellaneda, com o qual ganhou duas partidas, empatou seis e perdeu três. O crack, digo, 'craque' disse ainda que vai implantar um estilo diferente do técnico do Brasil, Dunga. Comparando a época em que ambos eram jogadores, argumentou: "Se minha equipe vai jogar como a de Dunga? Não, não jogo como Dunga. Ele dava botinadas e eu me esquivava delas."

Espero ainda, de coração, que o mestre do futebol argentino consiga se dar bem nessa. Afinal, Maradona ainda está seguindo sua carreira (êpa!) e conhece tudo sobre o esporte. Diria até que conhece só pelo cheiro (ôpa!).

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Milagres acontecem

Cena rara

Sexta-Feira véspera de um feriadão. 18h30 na UFRR. A professora na sala desde antes das 18h, e nenhum sinal de vida dos demais alunos.

Explicação para tal acontecimento.
Professora nova no departamento.
Alunos "macacos velhos" do 7º semestre.

Tem coisas que só a UFRR ensina pra gente.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

é isso aí.

Voto não se compra só com dinheiro imediato. Se compra principalmente com promessas de empregos aqui e acolá. POR ISSO as pessoas se reelegem.
É mais fácil acreditar em que tem o poder de fazer o que promete.

sábado, 4 de outubro de 2008

o nulo e o dia D

Nem todos usam o voto nulo para fins de abstenção. Erro meu generalizar, e conversando com quem usa o voto nulo como protesto, percebi que cada pessoa externa sua indignação da maneira que achar mais sensata.

Então, voto nulo para protestar e não para se abster...

POOOOOOOOODE!

Gente, lembrando que amanhã é o dia!
O dinheiro de um voto vendido é muito fácil de torrar, nem vale a pena. No fim, o que conta é a consciência.

domingo, 28 de setembro de 2008

O político, o assessor, e o plural!

Na fase de campanha política, um jornalista é contratado pra assessorar um candidato à prefeitura de uma pequena cidade. Para ganhar um dinheirinho a mais, o jornalista aceita o trabalhinho temporário. Pensa que o bico será fácil. Divulgar a "agenda" do candidato, acompanhá-lo aos debates, orientar, imagem pessoal, tudo e tal.

Na primeira aparição em público, o assessor preocupado com a imagem de seu assessorado escreve para ele um discurso bonito, palavreado elegante. Encucado com tais dizeres, o candidato resolve ignorar a "poesia" do assessor, e parte para o improviso.

Desconhecendo o grau de intelectualidade do político, o jornalista toma um susto com os vícios de linguagem proferidos diante do discurso.... e sem ser notado por seu patrão, sussurra...

"olha a concordância candidato..."
"não. não é nós vai construir posto médico.
"não, não existe 'em nível de...'

E o politico continua...
"Se eleito for, vou dar emprego pras pessoa pobre dessa cidade."

Desesperado o assessor grita: Candidato, pelo amor de Deus, empregue o Plural.

Confiante o político responde ao clamor de seu assessor:

Claro, também vou empregar o Plural e toda a família dele!!!!


né não?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Colaborações Infames. A dor de um jumento.

Considerando-se a crença chinesa de que certos animais ou seus órgãos têm propriedades medicinais quando ingeridos, não é difícil imaginar qual seria o efeito de um pênis de jumento no organismo humano. A chamada "cultura do pênis" chinesa chegou há alguns anos ao conhecimento ocidental. Em alguns lugares, como restaurantes temáticos, eles tentam falar abertamente sobre o assunto em busca de melhorar seu desempenho sexual. Entre uma prosa e outra, consomem os membros cozidos e fatiados (e supostamente afrodisíacos) de bois, ursos, veados, burros, cavalos, carneiros, búfalos, focas, cobras e cachorros. A novidade é um vídeo publicado no site Weird Asia News, que mostra um cidadão inglês sendo confrontado com seu jantar: um pênis de jumento. A garçonete explica como aquilo foi preparado e qual é a forma correta de comê-lo.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL766947-6091,00-CULINARIA+BIZARRA+PENIS+DE+JUMENTO+FAZ+SUCESSO+NA+CHINA.html

Foto: divulgação


E com tanta gente passando fome no Nordeste. E lá a proliferação de jumentos é impressionante, em cada esquina tem pelo menos uma família desses adoráveis eqüinos.
Quem sabe não seja uma solução para o Fome Zero, já que depois de velhinhos, os pobres jumentinhos são sacrificados?
Mas pensando bem, tinha que mudar o nome do programa do Governo, pra "Só no Zero".

E as manchetes nos jornais seriam mais ou menos assim:

Agora pica de jumento entra "Só no Zero".

Interessante não?

Colaboração de Ricardo Rodrigues.

domingo, 21 de setembro de 2008

'Molhando' A Lei Seca

A famigerada Lei Seca deixou a pena mais severa, é fato. Mas não melhorou o sistema de fiscalização. A 'saideira' não deixou de ser paga. Se antes ocorriam muitos acidentes, não era só por causa da bebedeira, mas porque o sistema de fiscalização nunca foi eficaz, já que falibilidade da pena sempre foi visível. Ter lei e não aplicá-la é mesmo que não tê-la.

E sobre a redundância do ridículo de nosso poder: a lei seca proíbe que se dirija bêbado, mas ainda permite a venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina. 'É dose', viu?. Outro ponto interessante é o de que, baixando a poeira, a ‘Lei Seca’ vai apenas reforçar um costume antigo dos motoristas esponjas: o de ‘molhar a mão’ do guarda. Hehe.

domingo, 14 de setembro de 2008

Fui a Natal, mas não vi Papai Noel!

Extra! Extra!
Entrei pra história!
Sou a primeira lesma a participar de um congresso nacional de comunicação!
Foi em Natal – RN! Não encontrei Papai Noel! Talvez porque era setembro (e não dezembro...), mas tirei foto com José Marques de Melo (que atualmente tb é um bom velhinho...). Será que Marques de Melo é o Papai Noel?

Enfim, eles não têm certeza se Roraima existe (nem o Acre. Ah, o destino... encontraram justamente um roraimense que já esteve em terras acreanas)! Há quem ache que Oiapoque (Amapá) fique em Roraima. Mas tudo bem! Minha cabeça de lesma não decorou todas as capitais brasileiras.

Sabia que encontrei lesmas de verdade por lá? É sério! Rastejando pelas paredes! Pena não tê-las fotografado...

Mas a moral da história é que minha participação no Intercom Nacional foi graças a um trabalho feito para uma disciplina da Shirleide. É verdade! O grupo fez (por preguiça – coisa de lesma!) um programa de rádio. O trabalho acabou vencedor no Intercom Norte 2008 e foi minha porta de entrada para o Intercom de Natal.
Então, crianças, mexam esses traseiros gordos, esforcem-se, produzam e se inscrevam no Intercom.

Ah! E a UFRN tem uma TV, uma rádio FM e uma agência de notícias.
No total são 40 jornalistas. Só na TV são 12 repórteres estagiários! É mole ou quer mais?
E eu ainda tive a coragem de dizer que sou o único jornalista da TV Universitária de Roraima...

Avante, lesmas, temos um longo caminho a percorrer...

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Isso é que é classe

Alfredo dos Santos Braga disse...


Desculpe, mas você é uma reacionária tele-guiada que acredita em político corrupto, arrozeiro terrorista, conspiração internacional, monocultura poluente como salvação da economia e, provavelmente, em Papai Noel. Preste atenção na história e na ciência. Senão, enquanto jornalista você vai servir apenas a esse sistema cruel que condena índios e pesquisadores sérios aos "achismos" que você tanto admira. Leia o voto do Ayres Britto, antes de falar. O laudo foi condenado por gente sem nenhum conhecimento em antropologia, exatamente como você. Estude, menina.


Nuuussa, ele xinga tão bem!

agora a versão do Jornalesmas:

Querida Luciana. Você é uma carniça largada no lavrado, destroçada por urubus famintos e sedentos. Você é a mosquinha no traseiro do cão. Você é o ultimo traveco que sobrou na esquina para um programinha. Você, meu bem, é a lombriga pendurada na bunda do verminoso. Você é o bicho da goiaba, mordido no meio. Você é a cárie no ultimo dente da arcada superior. Você, é a lêndea do piolho de cobra! Você é um copo de leite azedo. É um gato asmático. Mais burra que jumento velho. Um esgotamento de fossa. Uma vaca com febre aftosa. Uma meleca de nariz. Xixi de bêbado. Uma boqueira nos beiços de um curumim.

E ai, quem xinga melhor?

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

POLÍTICA DE QUINTA

E Roraima continua sendo notícia apenas pela desgraça.

Na manhã da última terça-feira, o nosso amado STF começou uma reunião excepcional para julgar a legalidade da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Marcado para ser finalizado hoje, o julgamento foi interrompido com um dia de antecedência pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, ao pedir vista do processo que analisa a extensão da Reserva.

O ministro Tarso Genro, elogiou o atitude de Direito, dizendo:
"O Supremo é um lugar sagrado, onde a política se encontra com o direito, e no caso concreto se encontrou com direito em geral e com o ministro Direito, que quer estudar com mais profundidade o assunto, o que é uma posição absolutamente respeitável. A decisão a ser tomada é de muita responsabilidade. Tem processos que tem que amadurecer lentamente e eu acho que o ministro Direito fez muito bem em pedir vista".

Além do péssimo trocadilho, o Ministro Tarso Genro teve a ousadia e capacidade de dizer que o STF é um lugar SAGRADO, como se todos já tivéssemos esquecido a última decisão da casa em questão. Olha seu Ministro, o Jornalesmas vai te dar uma ajuda.
Sagrado, de acordo com o dicionário Priberam significa:
Relativo aos ritos ou ao culto religioso; que foi consagrado; profundamente venerável; puro; santo; a que se deve o maior respeito; inviolável.

Reflita com a gente:
Se o STF é SAGRADO, ele é um lugar santo, puro e inviolável.
Sendo assim, os Ministros que pertencem a ele, são SERES MÍSTICOS ENVIADOS POR DEUS.
Até onde eu saiba, nenhum brasileiro foi beatificado, ainda mais 11.
Então nos faça o favor de parar de colocá-los num altar, que de santos os Ministros do STF (ou de qualquer lugar que seja) não tem porra nenhuma.

Talvez seja esse o problema do STF.
Eles se consideram semi-deuses.
Eles são superiores, eles são muito mais que nós, população brasileira.
Isso explica o fato de tomarem decisões que vão contra a vontade e opinião do povo, porque eles não são povo. Eles são melhores.
E se com muita facilidade eles passam por cima de um país, passar por cima de um estado esquecido como Roraima, é mais fácil ainda.
Julgar se a reserva indígena Raposa Serra do Sol deve ser contínua ou não, é um ato irresponsável se nem em Roraima os ministros nunca foram.
É muito fácil julgar algo à distância, sem saber de fato do que a população precisa. Não tem como ser justo dessa forma.
É muito fácil defender índios vestidos de penas, com cara de coitados, mas que são instruídos por ONG's pilantras.
É muito fácil condenar empresários fazendeiros, que se armam pra defender suas terras, e que lutam por aquilo pelo qual trabalharam a vida inteira, mas que fez crescer a economia de Roraima.

Eu não concordo com o Senador Augusto Botelho, quando ele diz que confia nas decisões do STF, porque é difícil acreditar numa instituição que utiliza como base apenas um laudo antropológico, ainda por cima falso.
Eu não acredito numa instituição que confia na FUNAI.
Eu não acredito numa instituição que adia por tempo indeterminado uma decisão que gera conflitos há mais de 30 anos.
Eu não acredito numa instituição que não escuta o povo.

Para os roraimenses, só nos resta rezar.
Rezar para que dessa vez o bom senso dos ministros seja utilizado.
Rezar pra Deus, pra Jesus, pra Iemanjá, ou pro santo de sua escolha.
Ou rezar pros nossos SAGRADOS santinhos.

Em nome do Pai, do Filho, e de TODOS OS SANTOS. Amém.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Rimas Eleitorais 2

"Chicão do povão é a solução!"

"Para vereadora, Ana Natrodtt, acredite e vote"

"Sangue novo, no coração do povo"

"Não seja louco, saia do sufoco, vote no Papôco"

Rimas Eleitorais

O povo fala, critica, esculacha os candidatos. Chama os pobres de burros, jumentos, asnos e o cacete. Mas não entendem, não percebem, não têm tato e sensibilidade pra notar que Política também é poesia.
Com vocês, os futuros membros da academia roraimense de letras!
com a palavra, o povo!


"Eu eleito é dito e feito. Você sem opção, vote no João"

"Vote 45 mil, bom pra Boa Vista e bom para o Brasil"

"Trinta e um, um, dois, três, agora é a a nossa vez".

"Não errar! Pois se você errar são quatro anos pra reclamar"

"Para uma Boa Vista melhor, vote no Major."

"Vote vinte e sete, dois, dois, dois. Acerte agora e não lamente depois."

"Cinco de outubro se aproxima, nao deixe pra decidir em cima"

"Nao cometa mais besteira, vote Nara Borracheira"

"Quer minha opinião? Vote no Chicão! Chicão do Povão"

"Vereador Pelé, o amigo de fé."


AAAH, DUVIDAM?
liguem a TV ao meio dia, e se deliciem.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

OLD LESMA NEWS

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ECONÔMICA RECOMENDA:
Contra a falta de memória recente, notícia velha é boa pra refrescar.

Anchieta aprova salário de R$ 13.950 para esposa
Por: Silvio Souza | 13/03/2008 - 17:12

Esse é o salário pago para a mais nova secretária extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento, a primeira-dama Sheridan de Anchieta que deverá assumir a titularidade da pasta nos próximos dias. O salário ultrapassa o do secretário de Educação, que recebe pouco mais de R$ 10 mil.

O governo justifica a criação da Secretaria alegando "a necessidade de valorização da pessoa, do voluntariado e da solidariedade dos cidadãos, no contexto da promoção humana e do desenvolvimento"

Shéridan é natural de Boa Vista, formada em jornalismo e tem com experiência profissional a atuação no jornalismo como repórter, além da produção e realização de eventos.

:: Leia o texto na íntegra ::

-

Saudemos a jornalista mais bem paga da Macuxilândia. Clap, clap.
Como diria o velho árabe: QUEM TEM DINHEIRO COME.
Comentários polêmicos por conta de vocês, por favor.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Blog Action Day pela Pobreza


Dia 15 de outubro é o Blog Action Day 2008.
E como o Jornalesmas é à favor a qualquer ato de conscientização e mudança por um mundo melhor, não poderíamos ficar de fora dessa!
Tá esperando o que? Cadastre seu blog também e participe!




Blog Action Day (Dia de Ação nos Blogs) é um evento anual não-lucrativo que tem como objetivo unir os blogueiros, podcasters e videocasters do mundo todo para postarem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. Nosso objetivo é gerar uma discussão global em que as opiniões e idéias de milhares de pessoas diferentes enfoquem um único tópico.

Se você quiser fazer parte do Blog Action Day, você pode colaborar de uma ou mais das várias maneiras a seguir:

Publique em 15 de outubro
Se você tem um blog, podcast ou videocast, você pode inscrever seu blog ou site para participar no Blog Action Day. De 15 de agosto a 15 de outubro, nós pedimos que os blogueiros registrem seu site para participar, pois assim poderemos ter uma idéia de quantos blogs estão inscritos e qual seu público-alvo.
No dia 15 de outubro, os blogs participantes vão postar um texto, vídeo ou podcast sobre pobreza. Você também pode decidir doar a renda resultante de publicidade do seu site para uma organização que trabalha contra a pobreza.
Nós pedimos aos blogueiros que continuem postando de acordo com o tópico do blog e de seu público-alvo, e que abordem o assunto de maneiras diferentes.

Doe a renda de um dia
Se você gera renda em seu blog com publicidade, patrocínio, doações, ou venda de produtos, nós pedimos que você doe a renda gerada no dia do Blog Action Day para uma organização que trabalha contra a pobreza.

Promova o Dia
O Blog Action Day depende de publicidade para que as pessoas saibam sobre esta iniciativa. Se você tem um blog ou website e gostaria de ajudar, você pode fazer o seguinte: Escrever um post em seu blog encorajando outros blogueiros a fazer o mesmo no dia do Blog Action Day. Colocar o vídeo do Blog Action Day em seu website. Colocar um banner do Blog Action Day no seu site. Mandar e-mails sobre o Blog Action Day para os seus contatos!

Hoje somos 2,602 inscritos!
Inscreva o seu também!
http://blogactionday.org/


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Falando nisso...

Começou a guerra das patifarias!

Um dia desses, numa noite dessas, senti o nojo escorrer pela minhas têmporas. Lá pras tantas, depois de uma noite dificil, no fim de uma festa, recebi um santinho.
Até ai tudo bem, não é de se admirar, afinal a largada foi dada. Não fosse pelo rosto estampado no papel, eu até tinha olhado o que tinha acabado de receber. E foi automático: receber-amassar-e-joga-fora.

Nem em novela, tem gente mais cara-de-pau do que nessa cidade! Como é que um cidadão, que passou anos a frente do sindicato dos jornalistas, e não fez absolutamente nada pela classe, pretende se eleger como vereador?

Lembro-me bem das reclamações que apareciam no extinto Brasil Norte. Sempre pautadas no aumento do salário. E o editor-chefe dizia que o problema não era dele ou do jornal, e que o pepino estava nas mãos do sindicato, que deveria lutar pelo aumento do piso salarial dos jornalistas!

A classe já desorganizada, humilhada, sem vozes ativas, sem reconhecimento, sem respeito, contava apenas como uma sombra. Completamente prostituída, pautada por poderes políticos no sentindo mais literal da expressão. Jornalistas por formação, quatro anos na academia, obrigados a conviver com pseudo-profissionais com no máximo o ensino médio concluído. E o sindicato? Só se pronuncia quando têm comemorações, eventos, seminários.

De fato, a realidade vem mudando. Lentamente. Mas não porque houve uma união de forças, ou algum representante cobrou mudanças. E sim porque o mercado se auto regulou. Novos cursos, mais concorrência, e um acordo mudo entre empregado e empregadores. E o sindicato, fez o que? colheu os louros da vitoria? Nem isso! Talvez nem conheça a nova realidade que tem sido vivenciada nas redações.

Vergonhoso também são aqueles que utilizam o nome da comunidade em que moram para chamar atenção. Há um sujeitinho conhecido (principalmente nas fotos pornôs regionais que rolam na internet), que com um sorrrisinho cínico, estampa os santinhos. Junto da foto, a expressão "Força Jovem", e o nome. Fulano do Bairro Tal. Mas por que usar o nome da comunidade, se ele não sabe onde fica a sede da associação do bairro? Se nunca mostrou-se interessado em buscar melhorias pra sua comunidade? Se nunca esteve ligado a programas de iniciação politica desenvolvidos para jovens? E se as pessoas, no bairro, só o reconhecem pelo orgão sexual?

É de dar nojo.
Candidato a vereador? Obrigada! Já tenho o meu!
Fazer campanha? Só campanha contra!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Anulando o nulo II


Concordo com o comentário do floco no post anterior, de autoria de minha amiga Cora. A culpa da pouca-vergonha pública no centro do poder de quaisquer esferas, não se restringe apenas aos mandatários eleitos pelo poder do voto popular.
Não se trata de politiquismo. Se trata da falta de valores da sociedade. E tudo começa em casa: O político corrupto de hoje é o mesmo que roubava o carro do pai para sair à noite quando tinha 16.
É a menina que mente para os pais dizendo que vai dormir na casa de uma amiga para estudar e, na verdade, sai pra dar (nada contra, mas se a intenção é essa, abre o jogo logo, pô!).
É a juventude de hoje, que não sabe mais se divertir sem ter que encher a cara de bebida e sair se matando em acidentes de trânsito.
É o atendente de qualquer banco-loja-botequim, que BENEFICIA um amigo enquanto o povo sua nas filas.
É o policial que não honra o distintivo e que age de forma mais fora-da-lei que o próprio bandido.
Nunca a expressão "jeitinho brasileiro" foi exposta de forma tão pejorativa.
Se queremos mudar um país, não podemos acreditar ou creditar a culpa apenas a uma única classe. Os políticos só levam fama, porque para 'ganhar' a vida, precisam estar expostos. A mídia os adora. Eles não são santos, com certeza. Porém, não são os únicos demônios.
Quantos juízes não vendem sentenças? A bandalheira em que se transformou o poder judiciário no Brasil é incrível. São tantos os níveis para se recorrer de uma sentença, que quando se consegue punir o criminoso, o crime já até prescreveu.
Isso sem falar de funcionários públicos de baixa patente, os mesmos pais de família que enchem a boca para criticar os políticos de nossa querida terra-mãe... médicos que vendem a vida de pacientes que aguardam nas filas de doação de órgãos... enfim, em todas as classes existem pessoas sem escrúpulos e que não precisam necessariamente ter mandato. Precisamos parar de ficar só criticando e olhar para os nossos próprios umbigos.
Votar é preciso. Votar de forma consciente, pensando não apenas nas nossas barrigas, mas em todos. E aprender a cobrar dos nossos representantes eleitos, dar a cara a tapa. Isso, por sí, já seria um bom começo...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Anulando o nulo

Época de eleição é a época em que as pessoas percebem que passaram 2 anos sem pensar em política e se vêem, de repente, obrigadas a tomar alguma decisão engajada e defender com propriedade seu ponto de vista só para entrar na onda.


Aí tem aquele clichezão que o povo muito articulado solta:

- Eu voto é nulo. Não tem nenhum candidato que preste mesmo.


Uia! Parabéns povão! Então a sugestão é votar nulo, se abster covardemente, NÃO dar a opinião, se omitir, se esconder do “escudo do voto nulo”?


Ótimo!

Vamos fazer isso!

Pois se nós, meia dúzia de pessoas, votarmos nulo não vai adiantar porcaria nenhuma! Vamos simplesmente jogar o voto fora.

Votos nulos que não vão fazer diferença alguma na contagem final dos votos.


E os corruptos continuarão onde estão e nós, meia dúzia de pessoas, que votamos nulo por sermos altamente politizados, passaremos mais quatro anos reclamando do prefeito X e dos vereadores todos, e de CONSCIÊNCIA LIMPA por não termos votado nesses cabras.


OK, se é assim que desejam...


Mas eu queria dizer só uma coisinha, posso?

Voto nulo nem é voto. Se você não vota, não tem nem direito de reclamar do voto dos outros.

Vamos então pensar em alguma coisa! Votar naquela zebra, votar contra quem a gente acha que não dá mais pra aturar. Vamos pelo menos ler os posts da Luciana! Concluir que não adianta esperar decisão de Supremo ou de Sicrano, o pepino é NOSSO “mermo”.


Não vote nulo.

Nem em branco, porque como diz o Aldenor: “Eu não voto em branco porque não sou racista”

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

POLÍTICA DE QUINTA

Por Luciana Lobato, mais revoltada do que nunca, diretamente de Brasília.

Eu tô chocada.
Na noite de ontem, essa pessoa que vos escreve teve a maior decepção política de sua vida.
A esperança acabou, o Brasil vai pro saco, o ciclo vai continuar, e a população vai reclamar das mesmas situações eternamente.
Veja porque:

"O Supremo Tribunal Federal decidiu, na noite desta quarta-feira, liberar a participação nas eleições de candidatos "ficha-suja". Por nove votos a dois, a mais alta corte do país entendeu que candidatos, que respondem a processo judicial, são aptos a concorrer a cargos eletivos.

O relator Celso de Mello argumentou que apenas depois de esgotados todos os recursos na Justiça é que um candidato pode ser considerado condenado, e consequentemente, inelegível. “A prudência exige que a perda destes fundamentais direitos somente se efetive após o esgotamento de todos os recursos cabíveis”, declara o ministro do STF.

A ação da AMB, Associação dos Magistrados Brasileiros pedia que o Supremo impedisse que candidatos condenados pela Justiça, em primeira instância, disputassem cargos eletivos. Só os ministros Ayres Britto e Joaquim Barbosa foram favoráveis à tese da AMB."
Fonte: Jornal da Globo

Vocês conseguem visualizar a gravidade dessa decisão?
Vocês percebem que a "mais alta corte do país", que define o que é justo e certo e o que não é, é totalmente HIPÓCRITA, COMPRADA E FALSA-MORALISTA?
Porque sinceramente, esses nove DELINQUENTES que votaram contra esse brilhante propósta da AMB, deveriam ser urgentemente rebaixados à no máximo faxineiros dos banheiros do Ministério da Justiça. (Sem ofensas à quem ocupa esse cargo. Com certeza são pessoas muito mais humanas e dignas do que os ministros em questão.)

"Foram quase oito horas de julgamento. O Supremo Tribunal Federal confirmou por nove votos a dois, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE: candidato com ficha suja só pode ser impedido de concorrer ás eleições se já houver contra ele uma condenação definitiva da Justiça."

Agora, me desculpem o termo, FUDEU TUDO.
Há quem diga: "Mas se não deixam os candidatos de ficha-suja concorrerem, todos os políticos então não concorrem."
E eu respondo: A PROPOSTA É ESSA, SUA MULA!
É disso que esse país precisa, jogar tudo fora e começar de novo!
Novos candidatos, novas propostas, novas idéias!
Sim, a utópica NOVA ERA!

"Para completar, o ministro Cezar Peluso, que votou contra a ação, criticou a Associação dos Magistrados. “Admiro-me que uma instituição formada por magistrados seja capaz de veicular a idéia que se deve ter sobre a condição das pessoas e de respeito a dignidade humana”, afirma Cezar Peluso, ministro do STF."

Senhor Ministro, É VOCÊ QUE FERE A MINHA DIGNIDADE.
Além de ser completamente FILHO DA PUTA, você insulta e subestima a inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros, uma respeitada associação ética que sempre propõe medidas coesas à favor da justiça desse país, medidas essas que VOSSA EXCELÊNCIA DEVERIA CONCORDAR.

Não nos resta mais opções.
Nas próximas eleições teremos que escolher um candidato levando em consideração quem é o menos pior, o menos corrupto, e o menos processado.
Os mesmos políticos, sempre. As mesmas caras, sempre.
Mas aproveitem!
Aproveitem porque do jeito que as coisas estão andando, a próxima medida do STF permitirá candidatos condenados, e até presos.
Já imaginou nosso país presidido pelo Fernandinho Beira-Mar?

Pelo menos ele tem segundo grau completo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Indignação... Indigna nação


Lesma NEWS:


Era para ter sido em primeira mão, mas o blogger deu pau ontem à noite.

Um bloqueio na Avenida Ville Roy que durou cerca de 20 minutos, marcou o final da tarde desta terça-feira (05). Familiares da estudante Náira Kamaya, de 19 anos, interromperam o fluxo de veículos na avenida, para chamar a atenção da sociedade e autoridades quanto a apuração dos fatos que culminaram na morte da jovem, vítima de acidente de trânsito.

Uma carreata com mais de 50 carros percorreu a avenida até o local do acidente, onde foi formado um grande círculo pelos presentes. Com gritos pedindo 'justiça', o protesto foi registrado por uma única equipe de televisão (TV Cidade). Familiares e amigos depositaram flores e redenderam homenagens à jovem, que perdeu a vida em um acidente causado por uma conhecida autoridade.

Nenhum outro veículo fez questão de cobrir o fato. A TV Roraima deu apenas uma nota seca em seu telejornal da noite. A Folha de Boa Vista, que costuma sempre acompanhar de perto esse tipo de caso, não publicou uma linha sequer. Porque será?

Eu não quero acreditar que apenas ladrões de galinha mereçam ter sua face revelada, exposta em manchetes e páginas policiais. Não quero acreditar que os veículos de comunicação que deveriam defender os interesses da sociedade, se calam, quando um caso envolve autoridades de alta esfera. Pelo momento, parabéns para a TV Cidade, por ceder espaço para o cidadão comum.

Resta agora saber se os responsáveis pela investigação do caso, realmente o farão com a máxima imparcialidade. A sociedade roraimense clama por justiça! Que a morte da jovem estudante não vire apenas mais um dado nas estatísticas. O Jornalesmas acompanhará de perto o desfecho desse caso.
P.S: Desculpem pela qualidade da foto. Eu só tinha meu celular velho para registrar o momento.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

eu também vou reclamar.

Estranho! Nenhuma lesma se pronunciou sobre o escândalo do momento, que está truando na macuxilland. Considerável, já que o assunto provoca um asco tão perturbador.

Falo sobre o caso da rede de pedofilia, que ainda caminha de um lado para o outro nos corredores da justiça e no agendamento dos meios de comunicação.

O que pouca gente sabe, é que, enquanto cidadãos de bem, que não comentem crime algum são vítimas do sistema de segurança mal preparado dessa cidade, há inúmeras viaturas a disposição dos indiciados e das testemunhas. Assegurando a integridade física e moral daqueles que foram responsáveis por destruir a dignidade de tantas crianças. E por tantos anos.
Bem, eu não acho isso legal. Que se dane a minha ignorância.

Dá licença, que agora eu vou ali vomitar.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Papos emí-ésse-ênicos.

Luciana Lobato diz:
política de quinta, a coluna menos comentada do Brasil.

Bruna diz:
HAUHAUAHAUAU

corarufino@yahoo.com.br diz:
Tu é que pensa!

Bruna diz:
Mas é a que todo mundo mais gosta!

- Luciana Lobato diz:
Se a bruma imita a Shirley Rodrigues todo mundo aplaude, vibra, pede autografo da Bruna, lê o jornalesmas, ama ele pra sempre.
Se eu posto, nego manda eu mi fudê.

Bruna diz:
Vou imitar a Cida Lacerda, tá na moda agora!

corarufino@yahoo.com.br diz:
kkkkkkkkkkk

- Luciana Lobato diz:
Eu crente que ia causar o maior bafão com o post sobre a Teresa Jucá...

corarufino@yahoo.com.br diz:
Vou imitar o Amilcar... ou a Regina Volpato

- Luciana Lobato diz:
huauahauahuahua regina volpato é otima.
é só vc ser compreesiva.
e fazer cara de paisagem.

corarufino@yahoo.com.br diz:
Regina VolLesma vai ser a versão pirata

Bruna diz:
HUAHAUAHUAHAUAHAU

- Luciana Lobato diz:
"é mesmo? e vc não acha que tá velho demais pra morar na casa da sua mãe, depois de ser casado mais de 3 vezes, e ter 8 filhos?"

Bruna diz:
VOLPATO/ VOLLESMA
hahauahuahauahauahauhauahauahuahaua

- Luciana Lobato diz:
ahuauahuahauahuaha
boa mesmo.

Bruna diz:
“queria agradecer nossos patrocinadores, LB construções... redes Magafarma, ahhh.. casa do pão de queijo, que delícia, Carmen Sttefens, Datelli, olha tem promoção na datelli essa semana, sapatos lindíssimos..."

corarufino@yahoo.com.br diz:
"maisi acontece, Regina, é ki eli não toma vergonha nessa cara dele! Eu mi arrumo toda e ele é todo requengelo!"
Era uma pauta quentíssima do... (como é o nome do programa?) que era "você quer que ele se arrume mais?"

- Luciana Lobato diz:
CASOS DE FAMÍLIA
NAS TARDE DO SBT
O CANAL DA FAMILIA BRASILEIRA

corarufino@yahoo.com.br diz:
eu confundo com "a tarde é sua", "hoje em dia", "casos e acasos"...

- Luciana Lobato diz:
ah, tá.
E cadê a marcia goldshimitd?
a pioneira da lavação de roupa na tarde brasileira?

corarufino@yahoo.com.br diz:
pioneiro era um tal de rato...

Bruna diz:
rato?
a marcia tá na band!
esses dias foi a mulher lá reclamar que o marido não cortava o cabelo

- Luciana Lobato diz:
ratinho-nho-nho

corarufino@yahoo.com.br diz:
ra-ra-ra-ratinho...
kkkkkkkkk

Bruna diz:
o cara era lindão, sabe aqueles índios, de filme?? o cabelo do homem era lindo, igual o da Luciana, lisão, bem na bunda!

- Luciana Lobato diz:
eu deveria apresentar um programa desses
eu ia ser tão feliz

corarufino@yahoo.com.br diz:
Se eu lhes contar que o Murilo não perde um?
Murilo me envergonha

- Luciana Lobato diz:
"mas dona Luciana, ele não corta o cabelo faz 9 anos! eu não aguento mais! ele me deixa em casa e vai pro salão fazer chapinha!"

corarufino@yahoo.com.br diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruna diz:
ele era segurança, e ninguem dava emprego pra ele por causa do cabelo! e olha que era um belo cabelo, ELES NUNCA VIRAM O CABELO DO NELSON MESMO!

- Luciana Lobato diz:
eu: AH VAI TOMAR NO CU SUA ESCROTA, PROCURAR O QUE FAZER, LA EM CASA TEM UM TANQUE CHEIO DE ROUPA PRA VC
SEU MARIDO É GAY, SUA ANTA, VAI TOMAR NO MEIO DO SEU CURA, SUA BIXA BURRA
SAI DAQUI
pronto, próximo caso?

corarufino@yahoo.com.br diz:
kkkkkkkkkkkkkk

Bruna diz:
Huhauahauaauhau
surtação vespertina!
o murilo assiste "fala que eu te escuto", que ele me disse

- Luciana Lobato diz:
"Dona Luciana, sou gordinha, que tipo de langerrí posso usar? "
eu: vc pode usar qualquer uma, só não pode mostrar pra ninguém.
pronto, proximo caso?

Bruna diz:
HUAHAUAHUAHAU maldade

corarufino@yahoo.com.br diz:
"eu, dona Luciana, queria falar alguma coisa no microfone" - eu pessoa da platéia - "quero falar pra mulher de azul, a do marido cabeludo. óia filha, a gene se casa é pra amar as pessoas como se não houvesse amanhã, pq se vc parar pra pensar, na verdade não há!"

corarufino@yahoo.com.br diz:
(aplausos da platéia)

Bruna diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



E dá pra ser sério com três lesmas dessas?

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sobre a lesma

As pessoas devem estar pensando: “Mas isso não é uma lesma, é um caracol!”
Mas lhes digo: não se precipitem!

Eu poderiam mentir para vocês e inventar uma justificativa sem fundamento, dizendo que originalmente o molusco seria o J de Jornalesmas mas como as lesmas não têm forma de jota, lhe acrescentamos um casquinho discreto e depois fizemos alguns esboços até criar um bichinho que pudesse ser ao mesmo tempo letra e lesma, o que não funcionou.
Mas não. Eu não quero mentir para vocês.

Acontece que essa lesma, psicologicamente envolvida nessa onda de invasão de terras e territórios, invasão de terrenos desocupados, invasão de casas, invasão de privacidade... enfim, como qualquer sem-teto a lesma foi em busca da felicidade e invadiu uma concha desocupada que encontrou por aí.

Ela é sim uma lesma! E tem muito orgulho de sua concha!

A lesma não é mais sem-teto, mas continua sem-nome. Então pensei em sugerir o nome Luka, ficando assim Lesma Luka para brincar de cacofonia. Mas como o nome do blog já é um trocadilho e de trocadilho o inferno tá cheio, vamos descartar essa possibilidade assim como:
Lesma Landra;
Lesma Rapá;
Lesma Zé Sóuquemefaltava

E a prima francesa

Lesmi Zerábiles Escargot

Então pedimos ajuda aos leitores para a escolha do nome da nossa mascote.
ATENÇÃO: que não seja um desses nomes apresentados acima.
Alguma sugestão?

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Mais uma edição: Fest Rock 2008

Olha que legal!

Finalmente mudaram o local do Roraima Sesc Fest Rock! Para quem vai ao festival pela música, e não pelas pancadarias que geralmente rolam entre os participantes (porque cada um tem sua forma de se divertir - obvio – cada doido com sua mania), esse ano acontecimento rola no Sesc Mecejana! Próximo ao viaduto, em frente a Feira do Produtor. Agora mais amplo e com espaço de sobra pras tantas formas de diversão. E com atração nacional, pra marcar época.
Marcelo Nova, que tem composições com Raul Seixas, e foi líder da banda oitentista Camisa de Vênus. Esse show eu não pretendo perder.
E você?

Programação do Fest Rock 2008.


11 de julho – Sexta Feira
21h HCL
21h Belinni
22h Sheep
23h Somero
23h40 Mezatrio (AM)
0h20 MrJungle
1h Forgotten Boys (Nacional)



12 de julho – Sábado

21h Alt F4
21h40 Arroto do Sapo
22h20 A Coisa
23h Iekoana
23h40 Filomedusa (AC)
0h20 Veludo Branco
1h Marcelo Nova



13 de julho - Domingo
19h Temerus
19h40 ST Seven
20h20 Several Bulldogs
21h Klethus
21h40 Nekrost (AM)
22h3 Dr. Sin
Jornalesmas também divulga, oras!

domingo, 6 de julho de 2008

Virei mais um nas estatísticas: tirei 10 no TCC!

Tudo passa! Até eu passei! E com 10!
Estava escrito (no meu TCC?): um dia tinha que ser...
E foi: 5 anos depois (tem gente que demora mais...)
Mas que fique bem claro: não sou o primeiro, nem serei o último com nota máxima no TCC.
Neste semestre, dos 11 alunos, até agora foram dez que tiraram 10 (só tá faltando a Nádia, com banca marcada para o dia 10 – bem sugestivo, hein...)! É a turma nota dez!
Bem que alguém poderia escrever um livro. O título poderia ser: Como tirar 10 no TCC em menos de 10 lições.

As dicas seriam mais ou menos assim:
1) O orientador é tudo. Escolha aquele que vai fazer tudo pra vc. Não! Tudo, não! Chorar é uma coisa que vc pode fazer sozinho...
2) A banca. Escolha professores que não entendam patavinas do seu tema. Mas tem que ser alguém que se não o ame perdidamente, pelo menos idolatre o seu orientador. Evite professores que provavelmente vão se engalfinhar com o orientador que vc escolheu bem na hora da sua banca e na frente dos seus convidados, o que o deixaria com cara de bunda! Vai que na platéia tenha algum cara-de-pau! A combinação pode não dar certo! Ou pode dar! Mas acho que o horário seria impróprio... Em todo o caso, essa história de professores se engalfinhando em banca é ficção da minha cabeça de lesma! Claro que isso não acontece na UFRR!
3) O tema. Escolha um tema superestrambólico, que nunca ninguém na vida vai querer pensar em tentar cogitar a possibilidade de quem sabe repetir. O pionerismo é fundamental! Mais ainda: tem que ser um assunto que, de preferência, só vc domine num raio de 3 anos-luz. Pode ser alguma coisa que tenha a ver com o seu trabalho. Ex: um jornal de bairro, se vc é presidente da associação de moradores, ou um house organ da delegacia, pra vc que é escrivão. Se vc gosta de desafios, pode ser um tema que nem vc conheça. Porém, tem que parecer que vc manja do negócio. Mas acima de tudo tem que ser um tema relevante e que tenha tudo a ver com Jornalismo. Tipo: “A importância do feadback olfativo das minhocas hemafroditas que suam na região sul para o espiral do silêncio na Escola de Audiocomunicação”
4) A teoria e a metodologia. Assim como com o tema, tem que ser uma parada que todo mundo bóie legal. Inventa! E diz que é de uma nova escola, de influência nipo-anglo-afro-luso-ítalo-hispano-latino-marciana.
5) O vídeo. Faça um e pronto! Por quê? Ora, pra ficar bonitinho!

Se nada disso der certo, o jeito é estudar mesmo...
mas assim é mais complicado... tem até que ler...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

FW:

E o cachorro morreu, o artista não sentou na macaxeira, mas o FW continua!

Não concordo com ninguém. Discordo até de quem concorda comigo. Todo mundo sabe, discordo mesmo. Do óbvio, da minha namorada, da minha mãe, principalmente da Bruna - a gente se ama.
Mas, enfim, cachorro só vive morrendo, artista só vive sentando na macaxeira e nós, pseudojornalistas (excetuando Aldenor, O Mito), não podemos ficar aqui, discutindo e dissertando a respeito dos cães pirentos que morrem, dos artistas pederastas que sentam na macaxeira e pá.
O Fato é que as eleições estão chegando e o bicho vai pegar "de véra".
O populismo do "O Povo Mete Bronca" na rádio tá "truando" nas baixarias! Pra quem não ouve, é bom começar.
E, ao invés de contestar e discordar sobre quem morre e quem senta na macaxeira, vamos voltar a fazer polêmica com coisas mais úteis - e que rendam bons afogões no Banho da Tieta.
Quem tá comigo, tá comigo! Dessa vez não vou discordar.

Pra não perder o costume:
Macaxeira se escreve com xis porque os topônimos são grafados com xis, jota e cê-cedilha.
(Gláubio)

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Pagando Pau.


Sabe aquelas pessoas pra quem você paga pau, puxa o saco, baba ovo e todas as expressões ambíguas que significam nada mais, nada menos que IDOLATRAR?

Sabe aqueles caras FODAS que você se orgulha de conhecer?

Sabe aquele profissional dedicado, que parece que nasceu para tal ofício (e ninguém tem dúvidas disso), e é um poço de humildade?

Pois bem, estou falando de Aldenor Pimentel!

O primeiro Jornalista de fato e direito do Jornalesmas! Que, além de ser aprovado em um concurso Federal em primeiro lugar - como Jornalista - deixando muita gente boa pra trás; não contrariou as expectativas em relação ao seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Como esperávamos, nosso querido Aldenor, foi aprovado com a nota máxima. Confirmando mais uma vez seu talento e competência! Um caso raro, em nosso meio.

E por tais motivos, eu, uma das fundadoras do Jornalesmas, declaro que a partir de agora Aldenor Pimentel é o editor chefe desse blog.

Sem mais delongas, isso significa que você precisa trabalhar.
Então, escreva pra gente.

Um abraço carinhoso, daquela que pode até não saber escrever direitinho, mas sabe puxar um saco... (e contar as últimas fofocas do momento, claro)



Obs: Quero deixar claro que todos os adjetivos atribuídos ao nosso colega, retratam a mais profunda sinceridade desta que vos fala! Nosso Pimentel é digno de total admiração. Quando crescer quero ser igual a você.

O lance é ser reeducAdo

(Parodiando aqui o título da Bruna)

Pudemos acompanhar há algumas semanas a greve dos professores em Roraima.
Minha família é formada basicamente por professores e minha tia, pedagoga, saía de manhã cedo para ir à praça do Centro Cívico militar pela causa.
Ela dizia:
- Imagina se eu vou aceitar calada que um Engenheiro Civil receba 75% de aumento e nós, professores temos que nos contentar com 10%!
Até aí tudo bem. Até concordei com ela, pois diziam que esses 75% para os engenheiros era coisa do nosso governador, por ele ser engenheio civil e já visar o futuro fora do cargo político.

Dia desses, ao passar pela frente da Assembléia Legislativa, avisto a multidão de grevistas da educação, com seu trio elétrico e vez em quando um empolgado pegava o microfone para falar frases de efeito e motivação para os companheiros.
Um deles, como num comício, berra indignado:
- Porque nós somos os RESPONSÁVIO pela educação desse Estado!

Cheguei em casa e falei para a minha mãe, que também trabalha com educação, da pérola que eu tinha acabado de ouvir.
E ela, com uma cara de "me conta uma novidade" me responde na maior calma.
- Normal. Muitos professores estão ali mas só querem vida boa e nem se preocupam com o trabalho que estão fazendo. Te garanto que enquanto fui professora fiz o que pude, fiz o meu papel: estudei, me especializei, LEVEI meu material para a sala de aula pra não usar a falta de giz como desculpa esfarrapada para não dar aula. Eles reivindicam salário e falta de condição de trabalho, mas para mim, melhor condição seriam salas de aula com no máximo 20 alunos, pois enquanto tiver 40 alunos numa classe, parte desses alunos vão se formar e virar esse tipo de professor do microfone.

Eita!


quinta-feira, 19 de junho de 2008

POLÍTICA DE QUINTA

Estava eu na sala de espera do dentista, quando resolvo, depois de muito tempo, ler alguma notícia impressa, - a correria do dia-a-dia me faz viver em um mundo virtual.
Deus é realmente um Cara Gozador, pois eu tenho certeza que foi Ele que me fez pegar nesse jornal. Olha só o que eu achei:


Correio Braziliense - Brasília, 18 de junho de 2008.

"UM AGRADO DO PLANALTO
Governo ignora investigação da Abin sobre ex-prefeita de Boa Vista, que teve contas de sua gestão julgadas como irregulares pelo TCU, e nomeia para secretária do Ministério das Cidades.


O governo ignorou investigação feita pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ao nomear a ex-prefeita Teresa Jucá, na semana passada, para o cargo de secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. O levantamento mostra que ela teve contas da prefeitura de Boa Vista julgadas irregularmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além de aparecer em mais de 20 processos requeridos pela Polícia Federal e Ministério Público Federal. Teresa é ré em ação de crime de responsabilidade e responde ação civil pública de improbidade administrativa. Ela apresentou recurso à decisão do TCU, mas figura no cadastro de responsáveis com contas irregulares no tribunal.
A responsabilidade pela nomeação de Teresa Jucá, publicada no Diário Oficial em 13 de junho, foi passada de mão em mão como uma batata quente no governo. O cargo é do Ministério das Cidades, mas a nomeação foi feita pela chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ministra foi questionada pelo Correio sobre a nomeação e a investigação da Abin.Por intermédio da sua assessoria de imprensa, responde que as nomeações de todos os cargos a partir do DAS-5 são assinadas pela ministra-chefe da Casa Civil, conforme a legislação. E acrescentou: "Porém, a decisão sobre nomear ou não é do ministério para onde o servidor é designado. Sendo assim, uma eventual manifestação sobre o caso específico deve ser buscada no Ministério das Cidades".

Nomeação
O Ministério das Cidades respondeu, inicialmente, que a nomeação havia sido feita pela Casa Civil. A reportagem sugeriu, então, que Cidades e Casa Civil chegassem a um entendimento sobre a responsabilidade da nomeação. Após algumas horas, a assessoria de imprensa do Ministério de Cidades informou que a posição do governo seria dada pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. "Assumo essa responsabilidade", respondeu o ministro.
Em seguida, justificou a confiança em Teresa: "Não tem um ocupante de cargo público que não tenha processo. A Constituição de 88 democratizou demais essa possibilidade de abertura de processo. Mas ela (Teresa) contestou todos. É uma gestora respeitada, sempre líder nas pesquisa de opinião. Foi candidata a governadora, prefeita de Boa Vista. Não há, à luz da lei, nenhum impedimento a que ela ocupe cargos públicos. No TCU, o processo está sob análise. Seria um pré-julgamento de uma parceira nossa". Ele apresentou, ainda, um motivo especial para o crédito de confiança: "O governo tem 14 partidos. Meu papel é fazer que a resultante da atuação desses partidos ajude na governabilidade. Ela é ex-esposa do líder do governo no Senado (Romero Jucá), onde a maioria governista é mínima ou quase inexistente".
O TCU julgou irregular a prestação de contas da compra de equipamentos hospitalares feitas no primeiro mandato de Teresa Jucá como prefeita de Boa Vista, em 1993. Ela foi condenada em 2001 a pagar R$7,4 milhões, mas recorreu da decisão e aguarda novo julgamento. O tribunal considerou que a prestação de contas não comprovou a regular aplicação dos recursos; a responsável não demonstrou a transferência de recursos para a conta que supostamente teria gerenciado os recursos; os recursos foram administrados em conta corrente diversa da que recebeu o crédito; não restou comprovado que os materiais relacionados na prestação de contas tenham sido adquiridos com recursos da Portaria 006/93 e houve adulteração de notas fiscais.

Projetos para inclusão social
No processo, Teresa afirmou que ocorreu um equívoco no momento do preenchimento da ordem bancária, já que foi emitida em favor da conta corrente 31663-6, Banco do Brasil. Já a conta 35850-9 destinava-se a movimentar recursos do SUS. Mas acrescentou que as falhas na conciliação bancária não ensejariam a irregularidade das contas, uma vez que não teria havido prejuízo ao erário. "A conciliação bancária comprova a regular aplicação dos recursos recebidos, uma vez que restaram comprovados rendimentos financeiros auferidos por meio de aplicação dos valores recebidos. Persistiu apenas uma falha operacional da qual não resultou prejuízo ao erário, havendo, inclusive, boa-fé da responsável, ante a existência de rendimentos financeiros", diz a defesa da ex-prefeita.
Ela reconheceu a realização de despesas em datas anteriores e posteriores à vigência da Portaria 006/93, mas argumentou que, desses atos, não resultou prejuízo erário. Também reconheceu a existência de notas fiscais sem identificação do convênio que se referiam. No entanto, argumentou que desse ato não resultou dano erário.
Ontem, por intermédio da sua assessoria, Teresa confirmou que o Hospital Infantil de Boa Vista, que recebeu os equipamentos, está concluído e funcionando bem. Alegou que os questionamentos do TCU foram "absolutamente técnicos". Disse que os processos abertos pela Polícia Federal são frutos de denúncias de vereadores adversários sobre 14 grandes obras que realizou no município. Acrescentou que assume a Secretaria de Programas Urbanos com a intensão de colaborar em projetos de inclusão social ao governo federal. "

Por Lúcio Vaz, da equipe do CORREIO.

Então vamo lá, deixa eu ver se entendi.
A pobre da Teresa Jucá tava em casa assistindo Malhação, até que cansou e ligou pro marido "Mozão, to cansada dessa vida, me arranja algo pra fazer?"
Porque em me pergunto... Quem é Teresa Jucá na noite pra ser Secretária Nacional de Programas Urbanos? Ah, tá. Ela é aquela ex-prefeita que responde processo porque errou na hora de digitar o número da conta, e sem querer querendo e força do hábito, digitou o número da conta dela? Ah, então tá beleza.
Em Brasília, não se faz idéia de quem seja Tetê. Só quando falam que ela é esposa do Romero Jucá.
Ro-rô, pros ítimos, fez todos os contatos que pode até que conseguiu um emprego pra sua amada, que não aguentava mais aquela vidinha casa-pilates-casa-restaurante-shopping-aeroporto-hotel-glamour.

Falando sério agora, é revoltante ver um político acusado de DESVIO DE VERBA (sim, isso se chama desvio), assumindo cargo de confiança em Ministério, mesmo sendo investigado por um órgão que se chama Agência Brasileira de Inteligência, e ainda ver que não fazem a mínima questão de esconder que foi pura mamata essa contratação.
E pior ainda: o fato de que a notícia nem chega na cidade de onde o político vem, porque a pessoa em questão é esposa do "dono" do maior jornal em circulação da cidade.
Para o ministro das Relações Institucionais, a Constituição de 88 democratizou demais a possibilidade de abertura de processos.
Pra mim, ela só esqueceu de não autorizar que os políticos processados não assumissem mais cargos.

Mas a realidade é essa mesma, quem já mamou nas tetas do governo, não quer nunca mais outras tetas pra mamar.
É por isso que eu to aqui pedindo a minha oportunidade...

Dá próxima vez erra pra minha conta aí, Tetê!

Luciana Lobato, diretamente de Brasília - e mais venenosa do que nunca.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O lance é ser "reeducando"

Esses dias enquanto assistia TV, vi uma reportagem sobre o sistema prisional no Brasil. Falido, ineficaz e provavelmente irrecuperável. Segundo a matéria, cada detento custa pros cofres do Estado, cerca de R$1600. Nem sempre saem com vida das prisões, e se de lá saem, voltam à sociedade bem piores do que quando entraram na cadeia.

Aí eu parei pra pensar.
Eu tô aqui, estudando feito uma condenada (han, han, entendeream o trocadilho?) pra passar em um concurso público em que o salário é R$1500. Centenas de milhares de brasileiros estão concorrendo a uma vaga no serviço público, é há anos estão se preparando pra isso, pois as vagas são poucas e concorridíssimas.
E os bonitões, usando do dinheiro do Estado, se apropriam do que poderia ser de pessoas de bem, e fazem do crime um curso de formação.

ô país tropical...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

De olho na TV.

Finalmente uma grande emissora, abriu os olhos para a guerra que se inicia no extremo Norte do Brasil.
Finalmente a Rede Globo coloca na gama de suas grandes reportagens, uma série que trata exclusivamente da Reserva Raposa Serra do Sol, e manda seus homens para Roraima, a fim de esclarecer o Brasil de um dos maiores enganos da Pátria: a política indigenista.Aviso a vocês que o Jornal da Globo, exibido antes do Programa do Jô, iniciou ontem um série de reportagens sobre a Raposa; esta encerra amanhã. Então fiquem acordados até mais tarde, e fiquem de olho no Jornal. E não me venham falar besteira de estudo antropológico e dívida social depois dessa!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Fugindo da dengue.

Dizem as boas línguas e fontes fidedignas, que, enquanto o Estado de Roraima se afunda numa epidemia de Dengue, nosso estimado Governador arruma as malas com destino a Inglaterra! Segundo os informantes do Jornalesmas, o motivo da viagem é um agrado para a primeira dama mais bonita do Brasil! Depois das festas beneficentes, arrecadação de roupas paras as crianças carentes, e show de banda Nacional para os selecionados da sociedade boavistense, a bela quer realizar o sonho de infância de conhecer a EuroDisney.

Ao menos uma vantagem: eles vão pra Europa, e se livram do mosquito. São dois números a menos nas estatísticas da Dengue.