quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Que fiquem com a Raposa, eu quero é a galinha!


Está sacramentado. A esfera máxima do judiciário (STF) votou pela improcedência da ação que contestava a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol em área contínua. Até aí tudo bem. Não vou festejar e tampouco verterei lágrimas. Apesar do meu sobrenome de origem indígena (Potyguara), não tenho como galgar meu quinhão na dita região. Como também não planto arroz e acho que o preço do produto produzido lá está muito acima do que poderia ser, não lamentarei. Que fiquem com a Raposa, eu quero é a galinha!
Nem alegria e nem tristeza, mas frustração. Frustração por entender que os nobres ministros do STF enrolaram um bocado, para depois virem com esses discursos à la Fidel, cheio de Crtl+C's, Ctrl+V's de artigos da nossa ultrapassada Constituição Federal, para embasar seus votos.
Decorar a Constituição é mais fácil que sujar de poeira e barro os sapatos de legítimo couro italiano para conhecer a realidade da causa. Tais pessoas, jamais porão os pés em nosso querido Roraima. Eles não conhecem, na prática, o efeito de suas decisões.
E mesmo com oito votos favoráveis à demarcação contínua, mais um pedido de vistas foi feito. Ou seja, decisão definitiva que é bom, nada. Qual o motivo? Não me atreveria a dizer, mas como esse espaço é nosso mesmo, aí vai: - ESSES CARAS ESTÃO ENCHENDO O ** DE DINHEIRO DAS ONG'S ESTRANGEIRAS, FACHADAS DO INTERESSE DESSES PAÍSES.
Ou então me digam o motivo de mais um pedido de vistas? A mensagem é clara: - Olha, a gente quer mais dinheiro, senão simplesmente mudamos o voto na próxima sessão.
Mas eu gosto ainda mais da coerência das decisões tomadas pelos ditos ministros. Alguém aí lembra do caso do Banco Opportunity? Operação Satiagraha? Pois é, os ministros do Supremo baixaram duas sentenças contraditórias que desafiaram o meu humilde entendimento. Por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas teve seu pedido de Habeas corpus negado pela justiça de São Paulo, mas aceito pelos ministros do STF que derrubaram a decisão paulista. Outros dois intermediários confessos, que seguiram orientação dele para tentar subornar delegados envolvidos na operação Satiagraha continuaram presos. Dois pesos e duas medidas? Ou quem paga, ganha? Acho que eles têm uma linha de trabalho bem definida. Ou não?
Enfim, como escrevi no início, não simpatizo por nenhum dos reclamantes, nem índios, nem arrozeiros. Eu sou RORAIMA! E espero que a decisão final seja tomada logo. Do jeito que as coisas andam devagar por aqui, isso apenas nos atrasa ainda mais. E enquanto isso, somos obrigados a ver o descaso com verbas públicas no pagamento de diárias de centenas de agentes federais que estão aqui apenas coçando o saco, utilizando as famosas L-200 para dar um rolé nas baladas.
Continuamos esperando, STF. Índios, não-índios, trabalhadores. Que apostam em um Estado, que vossas excelências, só sobrevoam a caminho de Miami.

4 comentários:

pimentel disse...

muito bom o post. gostei.
parece que está cada vez mais perto o primeiro processo judicial contra o nosso blog. uhuuuuu!
afinal, como dizia um saudoso presidente de sindicato que eu prefiro não revelar a identidade, um jornalista se mede pela quantidade de processos que ele leva nas costas.

ah! entre a raposa e a galinha, eu sou mais lesma.
até porque pra esses ministros aí decidirem alguma coisa falta muuuuito!

Essa Menina. disse...

Tá vendo Aldenor? o cabra mal se formou, e já tá botando banca!
Confesso que a imagem me fez gargalhar, digna das imagens mais toscas da web.
e que mais tosco que a imagem, é uma porra de uma votação chegar a 8 x 0 e parar. a troco de quê?
isso é, no minimo, desconfiável.

Essa Menina. disse...

meu sobrenome tbm tem origem indígena.
castelo branco.
quando minha mae me pariu, a primeira coisa que meu pai viu foi um barracão branco, bem grande.
como diz aquela piada, o indiozinho sempre ganha o nome da primeira coisa que o pai vê, depois do parto.
"entendeu cãofudendo"?

eu sei, nao teve graça.
nao era pra ter mesmo.

Cora disse...

Bem nome é vem do Latim, mas Cora Coralina é totalmente inventado. Antes da primeira Cora Coralina não houve outra.

Enfim, a respeito do assunto do post, nós já sabemos qual será a decisão final, não é? Os caras são irredutíveis. Mas, pelo amor de Deus, que decidam logo para que possamos sofrer as conseqüências logo!