terça-feira, 18 de setembro de 2007

SINDROME DA VERGONHA ALHEIA

Doença que pode atacar desde crianças até idosos, diretamente ligada ao psicológico a Vergonha Alheia ainda encontra-se sem explicação científica.
Não é uma doença contagiosa e não traz nenhum mal constante, porém se manifesta através de crises. Essas crises na maioria das vezes são ocasionadas por situações constrangedoras que não (repito NÃO) envolvam a pessoa que sofre da doença, como:
*outra pessoa falando com toda convicção alguma besteira
* outra pessoa fazendo algo vergonhoso
*outra pessoa pagando o maior mico
os sintomas mais comuns dos pacientes em crise são:
* face rosada
*vontade inexplicável de esconder-se em algum lugar
geralmente a pessoa em crise tende a levar as mãos ao rosto ocultando-o por um determinado tempo, até que a crise passe ou até que o outro pare de pagar mico (o que acontecer primeiro).
As crises de vergonha alheia são incontroláveis pois não dependem do bem estar físico e psicológico do paciente e sim dos que estão ao seu redor.
Ainda sem cura, a vergonha alheia vem sendo muito estudada por médicos de todo o mundo.

*Depoimento de um paciente diagnosticado com a doença:

Descobri que sofro deste mal já tem um tempo, mas a muito tempo não tinha nenhuma crise.
O que foi incontrolável noite passada.
Estava eu na casa de uns amigos, na varanda quando um certo artista plástico já bebido, resolveu começar um discurso. Ai ai ai.... que vergonha! senti o sangue se acumular no meu rosto deixando-o avermelhado, quando minhas mãos já se aproximavam do rosto percebi que estava tendo uma crise de vergonha alheia, então levantei-me e fui até a cozinha beber um copo de agua, e esperar que o discurso acabasse. Acabou! UFA! A crise passou! (doce ilusão!) voltei para a varanda, onde agora conversavam, um saxofonista que também não estava mas sóbrio e  pedia repetidamente que toda e qualquer música que fosse tocada, tivesse uma explicação prévia...ai ai...lá vem os sintomas de novo! Respira fundo! Pronto passou. Meu amigo (acredito que com a intenção de fazer com que o saxofonista parasse de pedir para ele explicar a música) passou o violão para o saxofonista e pediu que ele tocasse a música. Ele tocou....até aí tudo bem, tudo ótimo! ...e cantou ....PUTZ! Aí cagou tudo tudo! Não que ele não tenha a voz bonita, a voz dele é bonita sim! Mas é que ele teve a capacidade de transformar uma música MPB em SERTANEJO-ROMÂNTICO-BREGA (algo do tipo Leandro e Leonardo) e se empolgou, se empolgou mesmo! Se empolgou pra valer!....que mico! ai ai....o sangue se acumulou no rosto, avermelhada era apelido, devo ter ficado vermelha mesmo, as mãos cobriram completamente o rosto e a vontade de me esconder era incontrolável , mas, não podia sair dali, calma! Vai passar!.......acabou a música!palmas! passou! UFA!

4 comentários:

Anônimo disse...

É a Bruna.
gente, vocês sabiam que eu odeio fazer esse loggin? ele sempre dá erro! :@

ô laninha, eu to achando isso tudo tão lindo, mas veio na hora em que eu to em defict financeiro e sem chances de vacilar na faculdade.

Mas é ótimo né? nossa cidadezinha tá crescendo! e to orgulhosa dela.

Depois do Zeca, eu não duvido nadinha se me falarem de outros bons shows.

Anônimo disse...

É a bruna de novo, porque putz, eu comentei no post errado, nem pra isso eu sirvo.

Mas cara, isso é péssimo.
meu pai adora me fazer passar por isso.
quando ele começa com as viagens sociológicas dele eu penso "Queima ele Jeová"
Uhauhauahaua.

valeu ina ina ina!
;*

Elânia Cristina disse...

eu sofro desse mal (e tenho uma id�ia muuuito forte que herdei isso da mam�e).

acho que s� n�o fico vermelha.
m�os cobrindo o rosto � inevit�vel! :D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.