quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Para Lesmas e leitores de plantão...



Parafraseando o saudoso Renato Russo: "Eu não acredito nisso..." Mas eis que 5 anos, 41 disciplinas e incontáveis trabalhos depois, estou eu aqui... Entrando de cabeça na tal da Monografia e todos os seus meandros... Prestes a finalizar o curso que em algum momento de minha vida, chegou a ser uma distante incógnita. Vale ressaltar que pisei na UFRR pela primeira vez como acadêmico em 17 de setembro de 2002.

A Seleção brasileira havia recém conquistado o penta e o Ronaldo nem era gordo. Alguns importantes projetos pessoais haviam fracassado ou começavam a fracassar literalmente... E a vida acadêmica parecia ser a única coisa boa para se pensar naquele momento.

Muito se passou desde então. Amigos... Ah! Esses sim são a maior conquista depois do "canudo". Amigos que se multiplicavam dia pós dia, junto com o novo mundo que começava a surgir diante dos meus olhos. É, pessoas! A Universidade proporciona isso... Uma nova visão de mundo diante da "cegueira" que nos é imposta pelos falidos sistemas de ensino fundamental e médio Tupiniquins (e que não me processe nenhum representante de tal etnia, por achar que a associação do nome de seu povo à enganação chamada educação pública é negativa).

Esses amigos que, graças ao bom Deus, já não consigo mais contar e jamais arriscaria a tentar lembrar os nomes... Pois correria o risco de cometer uma injustiça deixando alguém de fora. Muitos foram os momentos inesquecíveis durante esta caminhada. Muitos papos sem-futuro também... hehehe! E quantas conversas acerca da conjuntura-filosófica-globalizada-de-formação-cultural-dos povos apenas para provar porque qualquer papo-cabeça acabava sempre numa putaria generalizada... Ou seja, nossa vocação não nos foi dada por nada!

E em país cuja cultura é a de que "prego que se destaca, merece martelada" vamos dançando conforme a música... Cavucando nosso espaço e fazendo o possível para mudar a situação. Mas uma coisa é certa: Ninguém mais aguenta fazer papel de palhaço e a maioria, está fazendo a sua parte para transformar o que está aí.

Gente que não suporta os "Amílcares da vida", ou até mesmo garbosos "Jessés", só para não cometer nenhuma injustiça com nossos digníssimos impressos. Porque de nada vale pregar contra "galeritos", "tiras", "sangue no asfalto" e outros tantos outros adjetivos da editoria de polícia do RH, se não ilustrarmos a vendida "Falha" de Boa Vista que num dia desce o pau (sem vaselina) em alguém, e no outro, eleva esse mesmo alguém a altos graus de santidade, passíveis até de beatificação sem necessidade de aprovação de Sua Santidade, o Papa. Tudo isso em letras garrafais no melhor estilo press-release (muito bem pago por sinal) redigido por nada mais, nada menos do que o próprio editor-chefe do referido veículo.

Bem, isso pode soar como um desabafo, e em parte pode até ser mesmo. Mas ilustra o receio que tenho de deixar a academia, para bater de frente com a realidade do mercado... Acho que não por menos, estou pensando em retornar à UFRR em um novo curso... Só não sei qual ainda.

Para os que trilham os caminhos jornalísticos, desejo muita força e muita dedicação. além de uma grande vontade (mesmo que utópica) de tentar mudar esta triste realidade.

Aos professores, o meu agradecimento. Mesmo aqueles que fingiram nos ensinar enquanto a gente realmente corria atrás de aprender.


E deixo também o meu desejo de união à todos: Somente por meio das nossas ações somadas é que poderemos mudar, não somente o jornalismo macuxi, mas o mundo.

E hoje, muito melhor que ontem e menos que amanhã (Pô! Nem reclama que eu tinha guardado essa "frase feita" para o final, afinal, um pouco de clichê não faz mal a ninguém) temos uma grande arma em nosso favor e que está aqui mesmo: A internet.

Façamos deste instrumento, uma grande arma em favor da sociedade.

Aos Lesmas: Continuamos aqui. Vamos trabalhar para fazer esse blogue chegar ao conhecimento dos quatro ventos! Nada de baixas, por favor! Pois em time que está ganhando não se mexe.
E para acabar com uma certa discussão, eu digo: Devemos sempre manter esse vontade do Floco, vontade de fazer, de transformar... Mas também é legal manter os pés no chão, como a Bruna.
Mas o melhor disso tudo é somar essas virtudes, porque é exatamente da miscelânea de pensamentos de quem está entrando e de quem está saindo da academia, que poderemos criar mecanismos para continuarmos acreditando no jornalismo roraimense. Só assim conseguiremos manter os nossos ideais!


Até a próxima!

6 comentários:

Bruna disse...

Esse texto vindo do Ricardo é uma surpresa. Surpresa boa. Porque o Ricardo que eu conheci há 3 anos, sempre foi um apaixonado pelo jornalismo, e um enrolado na academia. Se eu ainda não larguei o curso, acredite, grande da parte desta responsabilidade é dele. Que sempre esteve do meu lado, na vida acadêmica e no meu círculo de amizades, desde o primeiro dia quando, de tinta guachi verde, escreveu "Bixo" na minha testa, e riu por eu ter feito escova no cabelo para o primeiro dia de aula; esteve do meu lado quando eu disse "CHEGA, vou pra psicologia", e esteve do meu lado quando mais uma vez eu relutei e resolvi continuar em comunicação... embora ele não concordasse com a minha desistência, ele me apoiava, porque assim que são os amigos, não?
E de lá pra cá ele é uma mão que eu encontro de vez em quando, e uma voz que me dá mil argumentos pra continuar... que me diz incansavelmente o quanto eu tenho pontencial (grande parte disso é exagero) e se desejar terei um futuro brilhante no jornalismo.
É estranho ver o Ricardo se formando... é estranho não cruzar com ele nos corredores e receber os abraços mais demorados do mundo... Mas é um grande prazer tê-lo como colega, de curso e agora de blog (um projeto que sempre sonhamos em construir)....

Bruna disse...

E eu nem sei porque eu to escrevendo desenfreadamente... talvez por que o entusiasmo dos ultimos diaas com o blog, esteja no topo. Mas enfim... com certeza Ricardo, você será (porque já esta no começo dessa caminhada) um jornalista brilhante, que não terá nada do que se envergonhar... eu te admiro não só como amigo, mas como profissional, por essa paixão equilibrada pela profissão e pela tua inteligência. Inteligência esta, que nós seis, os integrantes deste blog, compartilhamos como elo princial (modestia a parte mesmo, pois como diz a Cora... a folha de Boa Vista não tem espaço pra gente, e nosso futuro [como jornalista ou não] está além dos muros que cercam nosso amado estado)!!
É muito bom saber que todo mundo tá interessado em abraçar a causa... legal ver o comentário do Jotapê, que mesmo longe pretende continuar... legal a minha sintonia com a Cora depois da aula...
Legal estar na balada e alguem pegar me braço e me falar aos berros "eeei, eu li o Jornalesmas essa semana"...
E continuamos. Vamo fazer dar certo.
#)
perdoem a eloqüencia exarcebada.

pcapuleto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pcapuleto disse...

A Bruna é dessas pessoas que a gente não encontra no supermercado... Mas seria tão bom poder chegar num DB da vida (óóólha o merchan!!!) e pedir um punhado de Bruna... Bruna à granel... Sei lá! Viajei! Mas tudo isso é só para enfatizar todo o amor e carinho que eu tenho por essa pessoinha... Mesmo quando ela manda eu tomar "naquele" lugar por ficar zoando quando ela vai apara a aula de Ecosport... "Só as cachorras, au, au... au, au! E as vira-latas... Ããã... novo Ecosport 2008... Eu tô de Ecosport...."
São momentos simples da vida que possivelmente acontecem uma só vez... E é por pessoas como a Bruna, a Cora (ainda vamos dublar aquele filme, viu?), Rapha que eu ainda sinto que essa vida realmente vale a pena...

Até mais!

Anônimo disse...

Meu Deus!!!!Quero enfatizar que o Ricardo realmente escreve muito bem!!Concordo plenamente sobre o modo como o jornalismo esté sendo conduzido não somente em Roraima, mas também no Brasil!Eu também penso em fazer outro curso depois que eu me formar!!:)Ah..E obrigada por citar o meu nome aí em cima!!Bjus e fica com Deus!!!!

Anônimo disse...

Não podemos negar nesta carreira é mais fácil desistir que seguir em frente. Mas acredito que quem seguiu em frente e conquistou pode ser considerado um herói neste mercado que não favorece em nada os novos nomes.

Pois bem já dei meu comentário cabeça agora vou as porcarias:

-Junto com o diploma de comunicação social recebemos um diploma de besteirol e sexologia.

-E realmente Ricardo, Brunas, Coras são espécies de jornalesmas em extinção, mas por conta disso guardamos num lugar especial de nossas memorias.

-Valeu gente por manter esse blog tão massa!!!

GAMBATÊ-NADEBAYOU