domingo, 21 de junho de 2009

Aconteceu comigo: fui premiado no intercom (de novo)

Porto Velho (RO) - Sabe quando parece que vai dar tudo errado e... dá tudo certo? Pois é! Aconteceu comigo.

Fui premiado hoje como o melhor trabalho da Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental da Comunicação) do Intercom Norte (Congresso Brasileiro de Comunicação Social - etapa norte), na categoria jornalismo, modalidade documentário em vídeo. sem falsa modéstia, nunca na história desta universidade um acadêmico havia sido premiado por dois anos seguidos no expocom norte.

quem olha assim nem imagina que eu nem iria participar do encontro. foi assim: eu me inscrevi e pedi pra ufrr bancar as passagens. lá pelas tantas fico sabendo que o meu trabalho havia sido recusado. mando e-mails para a organização do intercom perguntando o motivo da não aceitação do trabalho. eles me responderam dizendo que procurariam saber o porquê da desclassificação e me comunicariam. não comunicaram.

com o trabalho recusado desisti de partipar do evento e pedi à ufrr que cancelasse a compra das passagens. e não é que um dia antes de começar o evento, por volta do meio dia, recebo uma mensagem de celular de rondônia do prof. avery dizendo que meu trabalho havia sido aceito e que eu fosse a porto velho. como se fosse simples...

ligo pra organização do intercom em rodonia. eles confirmam que minha apresentação estava prevista na programação. corro desesperado pra comprar passagens do meu bolso (afinal não dava mais tempo de a universidade comprar. burocracia sabe?) só consigo voo em que eu chegaria ao aeroporto de porto velho às 15h15 do último dia de apresentações no expocom.

ligo de novo pra rondonia e conto a história toda. resposta: "vem e quando chegar corre direto pra cá para apresentar o trabalho". fui. no aeroporto de manaus (onde eu teria de esperar umas dez horas pelo avião) por acaso um cara falou pra mim que iria a rondonia num voo mais cedo que o meu. troquei de voo na hora... economizei quatro horas... e de grátis!

chegei a rondonia ao meio dia e apresentei a tarde (depois de um relaxante banho de água fria). foi um sucesso o documentário! pessoal elogiando - pedindo pra copiar. foi pirataria à torta e à direita. no outro dia veio a confirmação: os jurados tb gostaram do vídeo.

moral da história: não desista diante dos obstáculos (por mais supremos que eles pareçam!). eu poderia nem estar aqui e no fim saí com uma premiação. quem sabe no ano que vem não seja vc a receber o prêmio?

Um comentário:

Bruna disse...

Aldenor, me diz uma coisa: tu tá pegando quem do INTERCOM hein?
hehehehe.