quinta-feira, 28 de agosto de 2008

POLÍTICA DE QUINTA

E Roraima continua sendo notícia apenas pela desgraça.

Na manhã da última terça-feira, o nosso amado STF começou uma reunião excepcional para julgar a legalidade da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Marcado para ser finalizado hoje, o julgamento foi interrompido com um dia de antecedência pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, ao pedir vista do processo que analisa a extensão da Reserva.

O ministro Tarso Genro, elogiou o atitude de Direito, dizendo:
"O Supremo é um lugar sagrado, onde a política se encontra com o direito, e no caso concreto se encontrou com direito em geral e com o ministro Direito, que quer estudar com mais profundidade o assunto, o que é uma posição absolutamente respeitável. A decisão a ser tomada é de muita responsabilidade. Tem processos que tem que amadurecer lentamente e eu acho que o ministro Direito fez muito bem em pedir vista".

Além do péssimo trocadilho, o Ministro Tarso Genro teve a ousadia e capacidade de dizer que o STF é um lugar SAGRADO, como se todos já tivéssemos esquecido a última decisão da casa em questão. Olha seu Ministro, o Jornalesmas vai te dar uma ajuda.
Sagrado, de acordo com o dicionário Priberam significa:
Relativo aos ritos ou ao culto religioso; que foi consagrado; profundamente venerável; puro; santo; a que se deve o maior respeito; inviolável.

Reflita com a gente:
Se o STF é SAGRADO, ele é um lugar santo, puro e inviolável.
Sendo assim, os Ministros que pertencem a ele, são SERES MÍSTICOS ENVIADOS POR DEUS.
Até onde eu saiba, nenhum brasileiro foi beatificado, ainda mais 11.
Então nos faça o favor de parar de colocá-los num altar, que de santos os Ministros do STF (ou de qualquer lugar que seja) não tem porra nenhuma.

Talvez seja esse o problema do STF.
Eles se consideram semi-deuses.
Eles são superiores, eles são muito mais que nós, população brasileira.
Isso explica o fato de tomarem decisões que vão contra a vontade e opinião do povo, porque eles não são povo. Eles são melhores.
E se com muita facilidade eles passam por cima de um país, passar por cima de um estado esquecido como Roraima, é mais fácil ainda.
Julgar se a reserva indígena Raposa Serra do Sol deve ser contínua ou não, é um ato irresponsável se nem em Roraima os ministros nunca foram.
É muito fácil julgar algo à distância, sem saber de fato do que a população precisa. Não tem como ser justo dessa forma.
É muito fácil defender índios vestidos de penas, com cara de coitados, mas que são instruídos por ONG's pilantras.
É muito fácil condenar empresários fazendeiros, que se armam pra defender suas terras, e que lutam por aquilo pelo qual trabalharam a vida inteira, mas que fez crescer a economia de Roraima.

Eu não concordo com o Senador Augusto Botelho, quando ele diz que confia nas decisões do STF, porque é difícil acreditar numa instituição que utiliza como base apenas um laudo antropológico, ainda por cima falso.
Eu não acredito numa instituição que confia na FUNAI.
Eu não acredito numa instituição que adia por tempo indeterminado uma decisão que gera conflitos há mais de 30 anos.
Eu não acredito numa instituição que não escuta o povo.

Para os roraimenses, só nos resta rezar.
Rezar para que dessa vez o bom senso dos ministros seja utilizado.
Rezar pra Deus, pra Jesus, pra Iemanjá, ou pro santo de sua escolha.
Ou rezar pros nossos SAGRADOS santinhos.

Em nome do Pai, do Filho, e de TODOS OS SANTOS. Amém.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Rimas Eleitorais 2

"Chicão do povão é a solução!"

"Para vereadora, Ana Natrodtt, acredite e vote"

"Sangue novo, no coração do povo"

"Não seja louco, saia do sufoco, vote no Papôco"

Rimas Eleitorais

O povo fala, critica, esculacha os candidatos. Chama os pobres de burros, jumentos, asnos e o cacete. Mas não entendem, não percebem, não têm tato e sensibilidade pra notar que Política também é poesia.
Com vocês, os futuros membros da academia roraimense de letras!
com a palavra, o povo!


"Eu eleito é dito e feito. Você sem opção, vote no João"

"Vote 45 mil, bom pra Boa Vista e bom para o Brasil"

"Trinta e um, um, dois, três, agora é a a nossa vez".

"Não errar! Pois se você errar são quatro anos pra reclamar"

"Para uma Boa Vista melhor, vote no Major."

"Vote vinte e sete, dois, dois, dois. Acerte agora e não lamente depois."

"Cinco de outubro se aproxima, nao deixe pra decidir em cima"

"Nao cometa mais besteira, vote Nara Borracheira"

"Quer minha opinião? Vote no Chicão! Chicão do Povão"

"Vereador Pelé, o amigo de fé."


AAAH, DUVIDAM?
liguem a TV ao meio dia, e se deliciem.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

OLD LESMA NEWS

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ECONÔMICA RECOMENDA:
Contra a falta de memória recente, notícia velha é boa pra refrescar.

Anchieta aprova salário de R$ 13.950 para esposa
Por: Silvio Souza | 13/03/2008 - 17:12

Esse é o salário pago para a mais nova secretária extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento, a primeira-dama Sheridan de Anchieta que deverá assumir a titularidade da pasta nos próximos dias. O salário ultrapassa o do secretário de Educação, que recebe pouco mais de R$ 10 mil.

O governo justifica a criação da Secretaria alegando "a necessidade de valorização da pessoa, do voluntariado e da solidariedade dos cidadãos, no contexto da promoção humana e do desenvolvimento"

Shéridan é natural de Boa Vista, formada em jornalismo e tem com experiência profissional a atuação no jornalismo como repórter, além da produção e realização de eventos.

:: Leia o texto na íntegra ::

-

Saudemos a jornalista mais bem paga da Macuxilândia. Clap, clap.
Como diria o velho árabe: QUEM TEM DINHEIRO COME.
Comentários polêmicos por conta de vocês, por favor.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Blog Action Day pela Pobreza


Dia 15 de outubro é o Blog Action Day 2008.
E como o Jornalesmas é à favor a qualquer ato de conscientização e mudança por um mundo melhor, não poderíamos ficar de fora dessa!
Tá esperando o que? Cadastre seu blog também e participe!




Blog Action Day (Dia de Ação nos Blogs) é um evento anual não-lucrativo que tem como objetivo unir os blogueiros, podcasters e videocasters do mundo todo para postarem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. Nosso objetivo é gerar uma discussão global em que as opiniões e idéias de milhares de pessoas diferentes enfoquem um único tópico.

Se você quiser fazer parte do Blog Action Day, você pode colaborar de uma ou mais das várias maneiras a seguir:

Publique em 15 de outubro
Se você tem um blog, podcast ou videocast, você pode inscrever seu blog ou site para participar no Blog Action Day. De 15 de agosto a 15 de outubro, nós pedimos que os blogueiros registrem seu site para participar, pois assim poderemos ter uma idéia de quantos blogs estão inscritos e qual seu público-alvo.
No dia 15 de outubro, os blogs participantes vão postar um texto, vídeo ou podcast sobre pobreza. Você também pode decidir doar a renda resultante de publicidade do seu site para uma organização que trabalha contra a pobreza.
Nós pedimos aos blogueiros que continuem postando de acordo com o tópico do blog e de seu público-alvo, e que abordem o assunto de maneiras diferentes.

Doe a renda de um dia
Se você gera renda em seu blog com publicidade, patrocínio, doações, ou venda de produtos, nós pedimos que você doe a renda gerada no dia do Blog Action Day para uma organização que trabalha contra a pobreza.

Promova o Dia
O Blog Action Day depende de publicidade para que as pessoas saibam sobre esta iniciativa. Se você tem um blog ou website e gostaria de ajudar, você pode fazer o seguinte: Escrever um post em seu blog encorajando outros blogueiros a fazer o mesmo no dia do Blog Action Day. Colocar o vídeo do Blog Action Day em seu website. Colocar um banner do Blog Action Day no seu site. Mandar e-mails sobre o Blog Action Day para os seus contatos!

Hoje somos 2,602 inscritos!
Inscreva o seu também!
http://blogactionday.org/


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Falando nisso...

Começou a guerra das patifarias!

Um dia desses, numa noite dessas, senti o nojo escorrer pela minhas têmporas. Lá pras tantas, depois de uma noite dificil, no fim de uma festa, recebi um santinho.
Até ai tudo bem, não é de se admirar, afinal a largada foi dada. Não fosse pelo rosto estampado no papel, eu até tinha olhado o que tinha acabado de receber. E foi automático: receber-amassar-e-joga-fora.

Nem em novela, tem gente mais cara-de-pau do que nessa cidade! Como é que um cidadão, que passou anos a frente do sindicato dos jornalistas, e não fez absolutamente nada pela classe, pretende se eleger como vereador?

Lembro-me bem das reclamações que apareciam no extinto Brasil Norte. Sempre pautadas no aumento do salário. E o editor-chefe dizia que o problema não era dele ou do jornal, e que o pepino estava nas mãos do sindicato, que deveria lutar pelo aumento do piso salarial dos jornalistas!

A classe já desorganizada, humilhada, sem vozes ativas, sem reconhecimento, sem respeito, contava apenas como uma sombra. Completamente prostituída, pautada por poderes políticos no sentindo mais literal da expressão. Jornalistas por formação, quatro anos na academia, obrigados a conviver com pseudo-profissionais com no máximo o ensino médio concluído. E o sindicato? Só se pronuncia quando têm comemorações, eventos, seminários.

De fato, a realidade vem mudando. Lentamente. Mas não porque houve uma união de forças, ou algum representante cobrou mudanças. E sim porque o mercado se auto regulou. Novos cursos, mais concorrência, e um acordo mudo entre empregado e empregadores. E o sindicato, fez o que? colheu os louros da vitoria? Nem isso! Talvez nem conheça a nova realidade que tem sido vivenciada nas redações.

Vergonhoso também são aqueles que utilizam o nome da comunidade em que moram para chamar atenção. Há um sujeitinho conhecido (principalmente nas fotos pornôs regionais que rolam na internet), que com um sorrrisinho cínico, estampa os santinhos. Junto da foto, a expressão "Força Jovem", e o nome. Fulano do Bairro Tal. Mas por que usar o nome da comunidade, se ele não sabe onde fica a sede da associação do bairro? Se nunca mostrou-se interessado em buscar melhorias pra sua comunidade? Se nunca esteve ligado a programas de iniciação politica desenvolvidos para jovens? E se as pessoas, no bairro, só o reconhecem pelo orgão sexual?

É de dar nojo.
Candidato a vereador? Obrigada! Já tenho o meu!
Fazer campanha? Só campanha contra!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Anulando o nulo II


Concordo com o comentário do floco no post anterior, de autoria de minha amiga Cora. A culpa da pouca-vergonha pública no centro do poder de quaisquer esferas, não se restringe apenas aos mandatários eleitos pelo poder do voto popular.
Não se trata de politiquismo. Se trata da falta de valores da sociedade. E tudo começa em casa: O político corrupto de hoje é o mesmo que roubava o carro do pai para sair à noite quando tinha 16.
É a menina que mente para os pais dizendo que vai dormir na casa de uma amiga para estudar e, na verdade, sai pra dar (nada contra, mas se a intenção é essa, abre o jogo logo, pô!).
É a juventude de hoje, que não sabe mais se divertir sem ter que encher a cara de bebida e sair se matando em acidentes de trânsito.
É o atendente de qualquer banco-loja-botequim, que BENEFICIA um amigo enquanto o povo sua nas filas.
É o policial que não honra o distintivo e que age de forma mais fora-da-lei que o próprio bandido.
Nunca a expressão "jeitinho brasileiro" foi exposta de forma tão pejorativa.
Se queremos mudar um país, não podemos acreditar ou creditar a culpa apenas a uma única classe. Os políticos só levam fama, porque para 'ganhar' a vida, precisam estar expostos. A mídia os adora. Eles não são santos, com certeza. Porém, não são os únicos demônios.
Quantos juízes não vendem sentenças? A bandalheira em que se transformou o poder judiciário no Brasil é incrível. São tantos os níveis para se recorrer de uma sentença, que quando se consegue punir o criminoso, o crime já até prescreveu.
Isso sem falar de funcionários públicos de baixa patente, os mesmos pais de família que enchem a boca para criticar os políticos de nossa querida terra-mãe... médicos que vendem a vida de pacientes que aguardam nas filas de doação de órgãos... enfim, em todas as classes existem pessoas sem escrúpulos e que não precisam necessariamente ter mandato. Precisamos parar de ficar só criticando e olhar para os nossos próprios umbigos.
Votar é preciso. Votar de forma consciente, pensando não apenas nas nossas barrigas, mas em todos. E aprender a cobrar dos nossos representantes eleitos, dar a cara a tapa. Isso, por sí, já seria um bom começo...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Anulando o nulo

Época de eleição é a época em que as pessoas percebem que passaram 2 anos sem pensar em política e se vêem, de repente, obrigadas a tomar alguma decisão engajada e defender com propriedade seu ponto de vista só para entrar na onda.


Aí tem aquele clichezão que o povo muito articulado solta:

- Eu voto é nulo. Não tem nenhum candidato que preste mesmo.


Uia! Parabéns povão! Então a sugestão é votar nulo, se abster covardemente, NÃO dar a opinião, se omitir, se esconder do “escudo do voto nulo”?


Ótimo!

Vamos fazer isso!

Pois se nós, meia dúzia de pessoas, votarmos nulo não vai adiantar porcaria nenhuma! Vamos simplesmente jogar o voto fora.

Votos nulos que não vão fazer diferença alguma na contagem final dos votos.


E os corruptos continuarão onde estão e nós, meia dúzia de pessoas, que votamos nulo por sermos altamente politizados, passaremos mais quatro anos reclamando do prefeito X e dos vereadores todos, e de CONSCIÊNCIA LIMPA por não termos votado nesses cabras.


OK, se é assim que desejam...


Mas eu queria dizer só uma coisinha, posso?

Voto nulo nem é voto. Se você não vota, não tem nem direito de reclamar do voto dos outros.

Vamos então pensar em alguma coisa! Votar naquela zebra, votar contra quem a gente acha que não dá mais pra aturar. Vamos pelo menos ler os posts da Luciana! Concluir que não adianta esperar decisão de Supremo ou de Sicrano, o pepino é NOSSO “mermo”.


Não vote nulo.

Nem em branco, porque como diz o Aldenor: “Eu não voto em branco porque não sou racista”

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

POLÍTICA DE QUINTA

Por Luciana Lobato, mais revoltada do que nunca, diretamente de Brasília.

Eu tô chocada.
Na noite de ontem, essa pessoa que vos escreve teve a maior decepção política de sua vida.
A esperança acabou, o Brasil vai pro saco, o ciclo vai continuar, e a população vai reclamar das mesmas situações eternamente.
Veja porque:

"O Supremo Tribunal Federal decidiu, na noite desta quarta-feira, liberar a participação nas eleições de candidatos "ficha-suja". Por nove votos a dois, a mais alta corte do país entendeu que candidatos, que respondem a processo judicial, são aptos a concorrer a cargos eletivos.

O relator Celso de Mello argumentou que apenas depois de esgotados todos os recursos na Justiça é que um candidato pode ser considerado condenado, e consequentemente, inelegível. “A prudência exige que a perda destes fundamentais direitos somente se efetive após o esgotamento de todos os recursos cabíveis”, declara o ministro do STF.

A ação da AMB, Associação dos Magistrados Brasileiros pedia que o Supremo impedisse que candidatos condenados pela Justiça, em primeira instância, disputassem cargos eletivos. Só os ministros Ayres Britto e Joaquim Barbosa foram favoráveis à tese da AMB."
Fonte: Jornal da Globo

Vocês conseguem visualizar a gravidade dessa decisão?
Vocês percebem que a "mais alta corte do país", que define o que é justo e certo e o que não é, é totalmente HIPÓCRITA, COMPRADA E FALSA-MORALISTA?
Porque sinceramente, esses nove DELINQUENTES que votaram contra esse brilhante propósta da AMB, deveriam ser urgentemente rebaixados à no máximo faxineiros dos banheiros do Ministério da Justiça. (Sem ofensas à quem ocupa esse cargo. Com certeza são pessoas muito mais humanas e dignas do que os ministros em questão.)

"Foram quase oito horas de julgamento. O Supremo Tribunal Federal confirmou por nove votos a dois, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE: candidato com ficha suja só pode ser impedido de concorrer ás eleições se já houver contra ele uma condenação definitiva da Justiça."

Agora, me desculpem o termo, FUDEU TUDO.
Há quem diga: "Mas se não deixam os candidatos de ficha-suja concorrerem, todos os políticos então não concorrem."
E eu respondo: A PROPOSTA É ESSA, SUA MULA!
É disso que esse país precisa, jogar tudo fora e começar de novo!
Novos candidatos, novas propostas, novas idéias!
Sim, a utópica NOVA ERA!

"Para completar, o ministro Cezar Peluso, que votou contra a ação, criticou a Associação dos Magistrados. “Admiro-me que uma instituição formada por magistrados seja capaz de veicular a idéia que se deve ter sobre a condição das pessoas e de respeito a dignidade humana”, afirma Cezar Peluso, ministro do STF."

Senhor Ministro, É VOCÊ QUE FERE A MINHA DIGNIDADE.
Além de ser completamente FILHO DA PUTA, você insulta e subestima a inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros, uma respeitada associação ética que sempre propõe medidas coesas à favor da justiça desse país, medidas essas que VOSSA EXCELÊNCIA DEVERIA CONCORDAR.

Não nos resta mais opções.
Nas próximas eleições teremos que escolher um candidato levando em consideração quem é o menos pior, o menos corrupto, e o menos processado.
Os mesmos políticos, sempre. As mesmas caras, sempre.
Mas aproveitem!
Aproveitem porque do jeito que as coisas estão andando, a próxima medida do STF permitirá candidatos condenados, e até presos.
Já imaginou nosso país presidido pelo Fernandinho Beira-Mar?

Pelo menos ele tem segundo grau completo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Indignação... Indigna nação


Lesma NEWS:


Era para ter sido em primeira mão, mas o blogger deu pau ontem à noite.

Um bloqueio na Avenida Ville Roy que durou cerca de 20 minutos, marcou o final da tarde desta terça-feira (05). Familiares da estudante Náira Kamaya, de 19 anos, interromperam o fluxo de veículos na avenida, para chamar a atenção da sociedade e autoridades quanto a apuração dos fatos que culminaram na morte da jovem, vítima de acidente de trânsito.

Uma carreata com mais de 50 carros percorreu a avenida até o local do acidente, onde foi formado um grande círculo pelos presentes. Com gritos pedindo 'justiça', o protesto foi registrado por uma única equipe de televisão (TV Cidade). Familiares e amigos depositaram flores e redenderam homenagens à jovem, que perdeu a vida em um acidente causado por uma conhecida autoridade.

Nenhum outro veículo fez questão de cobrir o fato. A TV Roraima deu apenas uma nota seca em seu telejornal da noite. A Folha de Boa Vista, que costuma sempre acompanhar de perto esse tipo de caso, não publicou uma linha sequer. Porque será?

Eu não quero acreditar que apenas ladrões de galinha mereçam ter sua face revelada, exposta em manchetes e páginas policiais. Não quero acreditar que os veículos de comunicação que deveriam defender os interesses da sociedade, se calam, quando um caso envolve autoridades de alta esfera. Pelo momento, parabéns para a TV Cidade, por ceder espaço para o cidadão comum.

Resta agora saber se os responsáveis pela investigação do caso, realmente o farão com a máxima imparcialidade. A sociedade roraimense clama por justiça! Que a morte da jovem estudante não vire apenas mais um dado nas estatísticas. O Jornalesmas acompanhará de perto o desfecho desse caso.
P.S: Desculpem pela qualidade da foto. Eu só tinha meu celular velho para registrar o momento.