sexta-feira, 27 de abril de 2007

O futuro da publicidade ou a publicidade do futuro?

[Artigo resultante de uma aula de Redação e Expressão Oral - III mal entendida. A propósito, esse blog tá entrando numa recessão do diabo. Postemos, meus queridos, postemos!]


Que o Big Brother é uma vitrine publicitária, isso é fato. Dos televisores a provas do líder dentro da casa, o branding marketing está inserido. É uma verdadeira avalanche de publicidade “disfarçada”, um fenômeno de marketing capaz de colocar uma marca na memória das pessoas sem exigir que ela interrompa sua diversão.
O BBB pode representar uma geração de atrações que irá salvar a publicidade na televisão. É o product placement ou branded entertainment.
Enquanto o comercial de 30 segundos está encontrando na internet uma nova mídia, uma plataforma que irá salvá-lo da extinção, a publicidade na TV tem cada vez mais necessidade de migrar pra dentro dos programas. Se antes a propaganda, que de tão chata chegou a ser chamada pelos nossos avós de “reclame”, representava separação, interrupção, hoje precisa ser ”atração”. E o tal branded entertainment é exatamente isso: a propaganda embutida no entretenimento.
Algo recorrente atualmente, principalmente em séries americanas, são os roteiristas se reunirem com os departamentos de marketing das empresas para criarem histórias em que o produto ou marca possa ser especialmente encaixado. É consenso também que essa integração precisa ser natural e relevante. Caso contrário, fica parecendo um infomercial e a série/novela/filme perde credibilidade com o espectador.
Muita gente já acha que ninguém mais assiste comercial de TV, e analistas prevêem que em 5 anos 85% da publicidade será branded entertainment e 15% mídias tradicionais.
Enquanto muitos se preocupam com centenas de análises sociais e filosóficas sobre a função de um programa desses na vida dos participantes e espectadores, a Rede Globo e seus parceiros continuam a deleitar-se com sua “máquina de fazer dinheiro”. E pra quem duvida do branded entertainment, vale lembrar que todos os patrocinadores das sete edições do programa renovaram o contrato, num claro sinal de que sim, o investimento milionário dá resultado.

Um comentário:

Bruna disse...

É até suspeito dizer que adorei esse artigo, porque minha atividade principal e rasgar seda pro floco! Mas putaquepriu, a publicidade é uma desgraça... que consegue encontrar os mais loucos e por incrivel que pareça, mais sutis meios de agir!! A gente nem percebe o quanto somos atacados pela multiplicidade de informações.
Esse artigo me lembrou o Jornal O estadão, de SP. Impressionante como os anuncios tomam conta das páginas do jornal, e parece ser tão natural pros leitores.
Parabéns Cris, você é foda e chega de rasgaçao de seda por hoje! kkkk
brincadeiras a parte, eu amo esse cara!